Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Poesias retratam lutas da mulher negra e enfrentamento à violência de gênero

Os poemas são de autoria do juiz Weliton Carvalho

03/08/2021
Ascom/TJMA

Durante o mês de julho, o Tribunal de Justiça do Maranhão deu visibilidade às vivências e conquistas de mulheres negras, marcadas por inúmeras lutas. A iniciativa foi idealizada pelo Comitê de Diversidade e teve o apoio da Assessoria de Comunicação do TJMA.

O Comitê de Diversidade - instituído pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, e coordenado pelo juiz Marco Adriano e juíza Elaile Silva Carvalho (coordenadora adjunta), realiza a sensibilização como um meio de enfrentamento à violência contra a mulher dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Como exemplo de sensibilização e engajamento, o comitê destaca as poesias do juiz titular da Comarca de Timon, Weliton Carvalho, membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e que faz dos seus poemas um meio de expressar a necessidade de enfrentamento à violência que atinge as mulheres. 

POESIA 

A mulher negra é retratada em seus trabalhos a partir de suas lutas e enfrentamentos contra a violência. O magistrado e escritor publicou dois poemas em alusão ao dia 25 de julho, Dia Internacional da mulher negra, latino-americana e caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. 

Veja abaixo, “Entorpecidos”, poema dedicado à Djamila Ribeiro (filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira, com foco nas mulheres negras e escritoras).

Poema Entorpecidos 1Poema Entorpecidos 2

 

Na poesia “Ventre”, o juiz Weliton Carvalho presta homenagem à filha, Ana Luiza Simões.

Poema Ventre 1Poema Ventre 2

 

No poema “Até Quando?”, o magistrado enfatiza a violência vivida pelas mulheres. 

Poema Até quando?

 

As poesias do juiz Weliton Carvalho estão disponíveis em instagram.com/geoludico.


Com informações do Comitê de Diversidade
Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370


 

GALERIA DE FOTOS