Poder Judiciário/Mídias/Notícias

QUARESMA NA QUARENTENA | Desembargador cristão e segundo mais idoso do TJMA diz que é tempo de refletir e trabalhar pelo próximo

30/03/2020

O próximo fim de semana marca o encerramento da Quaresma na Igreja Católica e em outras igrejas cristãs, ou seja, o período de 40 dias, desde a quarta-feira de cinzas, até a celebração do Domingo de Ramos, 5 de abril, neste ano. O número 40 lembra também quarentena, embora o termo seja utilizado até para períodos menores. No caso do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, o tempo de isolamento recomendado é de 14 dias. Católico praticante, o desembargador Bernardo Rodrigues, de 74 anos, segundo mais idoso do Tribunal de Justiça do Maranhão e vice-presidente eleito da Corte para o biênio 2020/22, tem uma visão singular sobre esses tempos de pandemia.

“Eu estou percebendo que os entendidos no assunto corona vírus, eles parecem perdidos. Cada um diz uma coisa. Não definem o que, nem como, nem quando. Entendo que o momento não é para oito ou oitenta – nem para quarentena. O momento é para a Quaresma”, avalia o magistrado.

Para o desembargador, muitos - sobretudo os mais jovens - andam esquecidos de momentos de reflexão, de ver o que está impedindo a evolução espiritual, a evolução intelectual, a situação física, o relacionamento de cada um consigo mesmo e com o próximo.

“Esse é o sentido de Quaresma, de ver se tu tens, realmente, ligação com o Ser superior; se tu tens consciência de qual é o sentido da tua vida. Neste momento, quando a gente para, pode verificar o que é que estamos fazendo por nós mesmos e pelo próximo”, completa.

E em benefício ao próximo, Bernardo Rodrigues diz ser extremamente comprometido com os prazos do seu trabalho. Orgulha-se de estar com todos os seus processos em dia, inclusive os do mais recente plantão, encerrado na manhã desta segunda-feira (30). “Nenhum pedido deixou de ser devidamente despachado”, atesta.

A disposição para manter a forma – e manter-se em forma – vem desde os tempos de jogador de futebol, com destaque para a passagem pelo Moto Club. E vai além do preparo físico. “Normalmente, cuido da minha vida física, intelectual, espiritual e emocional. Cuido também daqueles que estão próximos de mim. Acho que, por isso, com a graça de Deus, é que vivo para servir”, comemora, com a paixão de quem marca um gol decisivo.

No futebol, por sinal, ele não apenas atacava; também tentava interceptar as investidas do adversário, fosse qualquer o time enfrentado. Mas no cotidiano jurisdicional, nunca impôs barreira às regras da Justiça. “Jamais criei qualquer obstáculo para que alguém tivesse o seu direito preterido ou sofresse alguma solução de continuidade. Não posso parar, porque tenho que cumprir os meus compromissos, os que eu assumi. Assumindo os compromissos, tenho que cumpri-los”, compromete-se.

E para cumprir todas as tarefas, mesmo fora do seu mando de campo, o TJMA, ele conta com um time de profissionais em seu gabinete que mantém contato todos os dias por uma rede social e por telefone. Além disso, frisa, a maioria dos processos, atualmente, tramita pelo sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe). “Especialmente, os habeas corpus, aqueles que interessam à liberdade do cidadão”, destaca o desembargador.

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370
 

GALERIA DE FOTOS