A população idosa enfrenta desafios como isolamento social, falta de acesso a serviços básicos e vulnerabilidades socioeconômicas. De acordo com o Estatuto do Idoso é dever do poder público e da sociedade assegurar aos idosos a proteção de seus direitos, promovendo sua participação social e garantindo condições dignas de vida.
No Estado do Maranhão, o Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) vem desenvolvendo ações voltadas para os Direitos Humanos, visando atender demandas relacionadas à população idosa, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aos objetivos 3 (Saúde e Bem-Estar), 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). A utilização de práticas restaurativas também reforça a importância do diálogo e da convivência pacífica como meios de resolver conflitos e promover o respeito à diversidade.
O projeto "Restaurando Vidas" visa promover o bem-estar físico, emocional e social da população idosa de São Luís, Maranhão, por meio de atividades planejadas ao longo de 2025. Inspirado pelos princípios da Justiça Restaurativa, das ODS, do Estatuto do Idoso e dos Direitos Humanos, este projeto busca criar espaços de acolhimento, diálogo e integração social que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e promovam a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.