O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher/TJMA), realizou diversas atividades e rodas de diálogo no município de Morros, nos dias 12 e 13 de agosto, em alusão ao “Agosto Lilás”, campanha que busca mobilizar a sociedade e divulgar informações sobre a Lei Maria da Penha, que completou 18 anos de existência em 2024.
A equipe da Cemulher conduziu as ações em diferentes espaços, tendo à frente o coordenador administrativo Arthur Darub, a assistente de informação Vitória Sousa e a analista de Psicologia Edla Ferreira. Por meio dos diversos programas desenvolvidos pela Cemulher, foram promovidos, junto à comunidade, momentos de discussão e conscientização sobre desigualdade de gênero, violência doméstica e familiar, relacionamentos abusivos e como enfrentar essas questões.

REFLEXÃO
No primeiro dia, a Cemulher executou o programa “Novos Olhares, Novos Valores”, no Centro de Ensino Monsenhor Bacelar, durante todo o dia, com alunos e alunas, com o objetivo de encorajar a reflexão para a mudança da cultura machista da sociedade, estimulando o debate sobre valores, masculinidades e empoderamento feminino, visando prevenir a violência contra as mulheres.
Ainda no dia 12, à noite, com o programa “Desperta, Maria!”, a equipe esteve no Fórum de Morros, com servidoras e servidores do Poder Judiciário, a fim de dialogar sobre os direitos das mulheres, bem como fornecer orientações, promovendo uma compreensão mais profunda sobre os mecanismos legais disponíveis para o enfrentamento à violência doméstica e familiar praticada contra estagiárias, colaboradoras terceirizadas, servidoras e magistradas.
Por fim, no dia 13, por meio do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, a equipe da Coordenadoria realizou atividades de conscientização na escola municipal Gregório Lopes de Souza, com a participação de pais e mães, professores e professoras.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024