A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA), a convite do Centro de Ensino Profissionalizante (CEMP), realizou duas Rodas de Diálogo com estudantes do Curso Técnico de Eletromecânica, nas unidades da Cohab (13/5) e da Cidade Operária (14/5).
As atividades integram o programa “Homem Consciente”, iniciativa da CEMULHER/TJMA que busca sensibilizar e envolver o público masculino na prevenção de atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares.
As rodas foram conduzidas pela psicóloga Edla Ferreira e pelo estagiário de psicologia Rodrigo Rodrigues, que dialogaram com os estudantes sobre as raízes históricas e culturais da violência de gênero, os tipos de violência que atingem as mulheres, a importância da Lei Maria da Penha para a proteção integral, além do papel dos homens no enfrentamento a essas violências.

Ao final das atividades, foram distribuídos folders informativos elaborados pela Cemulher, com orientações sobre os canais de denúncia e medidas protetivas.
PARCERIA INTERINSTITUCIONAL
A realização da atividade foi viabilizada por meio da parceria entre a CEMULHER/TJMA e o Centro de Ensino Profissionalizante (CEMP), no âmbito do projeto “Valoriza Mulher”.
A iniciativa tem como objetivo mobilizar empresas para o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da igualdade de gênero no ambiente organizacional, com ênfase na prevenção e no enfrentamento às violências contra as mulheres.
Anualmente, o projeto reconhece empresas de pequeno, médio e grande porte com a entrega da estatueta e/ou da placa “Valoriza Mulher”, concedida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023