Integrando o conjunto de ações institucionais voltadas ao aprimoramento dos serviços cartorários, serão realizadas, na próxima semana (1º a 5/12), inspeções ordinárias nos cartórios do 1º e 2º Ofício de João Lisboa (distante 639 km da capital) e do Ofício Único de Senador La Rocque (682 km da capital), além do Ofício Único de Buritirana (735 km de São Luís). A atividade está prevista no calendário anual de inspeções da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) e será conduzida pela equipe da Coordenadoria de Inspeções, setor responsável pelas atividades fiscalizatórias.
Os trabalhos foram determinados pelo corregedor-geral, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, por meio da Portaria COGEX nº 159/2025, que estabelece os critérios para a condução das atividades nas quatro serventias, além de definir a equipe responsável. O documento também ressalta que o atendimento ao público não será interrompido durante o período de inspeção.
Os trabalhos serão presididos pelo juiz auxiliar da COGEX, Guilherme Amorim. O magistrado contará com o apoio da equipe da COGEX, formada pelas servidoras Bianca Brito, Débora Barros, Rosimary Sousa e Valéria Rubim, e pelos servidores José Raimundo Oliveira, Manoel Ferreira Neto, Guilherme França, Caique Carvalho, Bruno Henrique Abas e pelo técnico em informática Ruan Rabelo.
SOBRE AS INSPEÇÕES
A atividade de inspeção é uma das principais atribuições da Corregedoria Extrajudicial e consiste no trabalho de fiscalização, ocasião em que são verificados a estrutura física, o espaço de atendimento, os livros, arquivos, sistemas e a guarda segura das informações. A equipe da COGEX também realiza a análise dos atos praticados e a observância das normas pelas serventias fiscalizadas, sempre com foco na qualidade e na boa oferta dos serviços à sociedade.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315