Os serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais das comarcas de Magalhães de Almeida e São João dos Patos estão sob inspeção judicial, para verificar a regularidade e a conformidade dos atos, livros e registros.
De acordo com Resolução 24/2009, e Resolução-GP–9/2016 do Tribunal de Justiça do Maranhão, a Inspeção Ordinária deve ocorrer no período de 10 dez dias úteis, podendo ser estendido esse prazo por mais cinco dias, se necessário.
SÃO JOÃO DOS PATOS
Na manhã desta quinta-feira, 15, a juíza Kalina Alencar Cunha Feitosa (titular da Comarca de Paraibano), respondendo pela Comarca de São João dos Patos, instala a Inspeção Ordinária nas serventias extrajudiciais (cartórios) e delegacia de Polícia de São João dos Patos e Sucupira do Riachão.
A solenidade de encerramento da inspeção em São João dos Patos fica marcada para o dia 16 de agosto, às 17h.
A juíza determinou a medida pela Portaria-TJ–3054/2024 e convocou para a abertura os titulares dos cartórios da Comarca de São João dos Patos e Sucupira do Riachão, Diovani Alencar Santa Barbara e Lourival da Silva Ramos Júnior. Também foi convidado o Delegado de Polícia Civil, Osíres de Sousa Rocha, que deverão apresentar os títulos de nomeação ou de designação de todo pessoal em serviço.
MAGALHÃES DE ALMEIDA
No último dia 14, a juíza Muryelle Tavares Leite Gonçalves, diretora do Fórum da Comarca de Magalhães de Almeida, instaurou, Inspeção Ordinária na Serventia Extrajudicial (cartório) da Comarca de Magalhães de Almeida, que segue até o dia 21 de agosto de 2024.
Por meio da Portaria-TJ–3040/2024, a juíza determinou a publicação de Edital de anúncio da Inspeção Ordinária ao público, para trazer suas sugestões e reclamações, durante os trabalhos inspecionais.
Conforme as normas do Poder Judiciário, o juiz de Direito é o corregedor permanente de sua comarca, vara ou juizado e deve promover anualmente correição e inspeção ordinárias nos serviços judiciais e extrajudiciais sob sua competência.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
asscom-cogex@tjma.jus.br