A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) esteve presente no período de 2 a 12 de julho, em diversas unidades da Fribal, promovendo rodas de diálogo com colaboradores da empresa sobre a importância do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
As ações foram realizadas a convite da especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional, Larissa Silva e da psicóloga Juliane Baraúna, em alusão ao Dia do Homem, comemorado nacionalmente no dia 15 de julho.
As oito ações ocorreram na Mercearia do Vinhais, nos Empórios do Turu, Cohama, Ponta d’Areia, Península e Calhau, no Centro de Distribuição (BR 135), e na sede da Fribal, localizada no Calhau.
Em cada atividade foram discutidos, com o uso de metodologias ativas, temas como masculinidades, Lei Maria da Penha, formas de violência doméstica, o ciclo da violência e, principalmente, o papel dos homens no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, alcançando 201 homens.
As rodas de diálogo foram conduzidas pelo coordenador administrativo da Cemulher/TJMA, Arthur Darub, pela assistente social Josemary Almeida, pela bacharel de Direito Amanda Rolim e pela psicóloga Ericka Nascimento e fazem parte do programa “Homem Consciente”, que tem o propósito de sensibilizar e divulgar conteúdos sobre masculinidades e violência de gênero, com foco no público masculino em geral, visando à prevenção de atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares.

A parceria com a Fribal foi firmada por meio do programa “Valoriza Mulher”, desenvolvido desde 2019 pela Cemulher com o intuito de incentivar empresas a efetuarem boas práticas de responsabilidade social, através da execução de ações e/ou projetos voltados ao enfrentamento à violência contra as mulheres e promoção da igualdade de gênero, no ambiente corporativo e no seu entorno.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2023