A violência doméstica e familiar contra a mulher é fruto de relações desiguais entre homens e mulheres, construídas histórica e socialmente, atingindo a sociedade em geral, independente de raça, etnia, escolaridade e classe social.
As estatísticas comprovam que, mesmo com o amparo de legislações específicas e implementação de políticas públicas, as mulheres continuam sendo as grandes vítimas de violências e homicídios, em números crescentes e assustadores.
Diante desse cenário, buscar alternativas dinâmicas e diversificadas para educar, difundir direitos e conscientizar sobre a necessidade do aprimoramento dos mecanismos de prevenção e combate, é medida de fundamental importância para a preservação de milhares de vidas.
É com o objetivo de reconhecer e disseminar iniciativas exitosas de enfrentamento à violência doméstica e familiar desenvolvidas por magistrados e servidores do Poder Judiciário do Maranhão, que a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar-CEMULHER/TJMA lança o Banco de Boas Práticas.
Além de reconhecer e dar visibilidade às práticas de sucesso, o Banco de Boas práticas lançado pela CEMULHER possui a intenção de sensibilizar e incentivar o desenvolvimento de iniciativas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher no estado do Maranhão.
Os interessados em divulgar suas iniciativas de enfrentamento à violência doméstica e familiar deverão preencher e enviar formulário eletrônico disponibilizado no link abaixo:
https://forms.gle/UGCPahgcUBe8GE3z7
.