Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Bombeiros participam de treinamento de resgate em elevadores

Publicado em 17 de Set de 2025, 17h30. Atualizado em 17 de Set de 2025, 17h55
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar em parceria com a Diretoria de Engenharia, promoveu um treinamento prático de resgate de passageiros em elevadores, realizado nessa terça-feira (16/9), no prédio-sede do TJMA.

O objetivo foi preparar os bombeiros que trabalham no Judiciário maranhense para agirem com segurança e eficiência em situações de emergência, como falta de energia elétrica ou falhas mecânicas que possam ocasionar a paralisação dos equipamentos com usuários e usuárias.

A iniciativa reforça o compromisso do TJMA com a segurança de magistrados/as, servidores/as e juridicionados, assegurando que imprevistos em elevadores sejam solucionados de forma rápida e eficaz.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Helton Loyola (na foto acima, ao centro), ressaltou a importância do treinamento, que integra uma meta da Diretoria de Segurança relacionada ao Plano de Logística Sustentável (PLS).

“Essa ação integra nossa política de capacitação e visa oferecer mais segurança ao público em prédios da Justiça com grande circulação de pessoas. Em breve, teremos outras edições”, pontuou.

A Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal (CPSI) tem como presidente o desembargador Sebastião Bonfim. 

TREINAMENTO

O treinamento foi ministrado pela equipe técnica da MDA, empresa terceirizada responsável pela manutenção dos elevadores do Tribunal. 

De acordo com o assistente técnico da MDA Elevadores, Pedro Isaac de Moraes, a preparação é fundamental para reduzir riscos, tranquilizar as pessoas e garantir que as ações de resgate sejam rápidas e eficazes.

“Essa iniciativa é muito importante porque oferece mais segurança para as pessoas que frequentam os prédios da Justiça por meio de capacitações realizadas com profissionais da área”, disse.

Na oportunidade, foram apresentados os acessórios de segurança obrigatórios, previstos na NBR-NM 207, que devem estar presentes nos elevadores, entre eles: iluminação de emergência da cabina, acionada por bateria, garantindo até duas horas de autonomia; interfone, para comunicação direta entre passageiros e portaria; cornija, placa de aço que protege usuários durante o resgate; iluminação de emergência na casa de máquinas, indispensável para operações manuais; chave de emergência do elevador, cujo uso deve ser restrito a técnicos habilitados.

Além da explanação técnica, os bombeiros puderam acompanhar demonstrações práticas de procedimentos de resgate, reforçando a importância da atuação coordenada e do uso correto dos dispositivos de segurança.

O bombeiro Claudionor de Sousa (à direita na foto acima), com 20 anos de atuação na Justiça, reforça a relevância da ação para profissionais da área. 

“Esse treinamento é necessário para relembrarmos conceitos e procedimentos importantes e garatirmos a segurança de magistrados, servidores e das pessoas que frequentam o prédio, evitando incidentes”, falou.

 

 

 

Confira o Álbum de Fotos da repórter Josy Lord no Flickr.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024


 

GALERIA DE FOTOS