Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Judiciário maranhense instala 2ª Vara da Comarca de Santa Helena

O presidente do Tribunal, desembargador Froz Sobrinho, destacou que a nova unidade abre a possibilidade de levar mais serviços do Judiciário à comarca, que atende cerca de 80 mil habitantes

Publicado em 16 de Set de 2025, 10h03. Atualizado em 16 de Set de 2025, 10h38
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão instalou, nessa segunda-feira (15/9), a 2ª Vara da Comarca de Santa Helena, 132 km de São Luís, via ferry-boat, e 383 km, por estrada. O presidente do Tribunal, desembargador Froz Sobrinho, destacou que a nova unidade abre a possibilidade de levar mais serviços do Judiciário à comarca, que atende cerca de 80 mil habitantes e conta também com o município de Turilândia.

Também participaram do evento, o diretor do Fórum de Santa Helena, juiz José Ribamar Dias Júnior; a diretora do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio; o juiz assessor de Relações Institucionais da Presidência, Douglas Lima da Guia; a promotora de justiça Rita de Cássia Pereira Sousa; a presidente da OAB – Seccional de Pinheiro, Gracilândia de Carvalho Froz; o prefeito de Santa Helena, João Jorge Jinkings Pavão Filho; e o presidente da Câmara Municipal de Santa Helena, vereador Marcelo de Andrade Marques, entre outras autoridades, além de servidores e servidoras da comarca.

Criada pela Lei Complementar nº 88/2005, a 2ª Vara da Comarca de Santa Helena foi instalada no prédio do Fórum Desembargador Almeida Silva, recentemente reformado e que ganhou Salão do Júri.

Foto horizontal da solenidade de instalação da 2ª Vara de Santa Helena. A imagem mostra o desembargador Froz Sobrinho, que está de terno cinza, falando em um microfone. Ele está em pé em um corredor, cercado por um grupo de pessoas que o observa. A expressão facial dele é de concentração, e ele gesticula com as mãos enquanto fala. As pessoas ao redor, incluindo um homem de terno azul claro à esquerda e outro de terno escuro à direita, estão atentas às suas palavras. A cena acontece em um ambiente interno, iluminado por lâmpadas no teto.

O presidente do TJMA disse que o Judiciário ganha a força tarefa para fazer a divisão administrativa das competências e melhorar o atendimento. Froz Sobrinho também explicou que a 2ª Vara facilitará a prestação de outros serviços e de programas que o Tribunal promove em parceria com CNJ, como o PopRuaJud, o Solo Seguro e o Registre-se.

Agora, a gente vai poder fazer, com essa divisão administrativa de competências, com o novo juiz ou a juíza, e trazer esses programas também em breve para as cidades de Santa Helena e Turilândia", reforçou Froz Sobrinho.

Foto horizontal da solenidade de instalação da 2ª Vara de Santa Helena. A imagem mostra o momento de descerramento de uma placa. Várias pessoas estão no corredor para presenciar o evento. Dois homens estão no centro, segurando as pontas de uma fita vermelha que está amarrada ao tecido. Acima da porta, há uma placa que diz: "SECRETARIA JUDICIAL 2ª VARA". Ao lado, uma placa verde indica uma saída de emergência. A iluminação é de lâmpadas fluorescentes no teto e o chão tem uma faixa amarela tátil.

O desembargador citou o trabalho de inclusão digital desenvolvido pelas 127 salas do programa Justiça de Todos em todo o estado e o programa PopRuaJud, de atenção às pessoas em situação de rua.

“A gente quer, também, aqui na cidade de Santa Helena – já que a Santa Helena é a santa protetora dos pobres, dos carentes – que ela nos ajude a fazer também esse atendimento aqui em breve", acrescentou o presidente do TJMA. 

DESAFIO

O juiz José Ribamar Dias Júnior, que é titular da 1ª Vara de Santa Helena, disse que o principal desafio do Poder Judiciário é conseguir dar vazão aos processos e cumprir os julgamentos. Revelou que, no ano passado, houve distribuição de quase 2.700 processos na comarca, o que dá uma média de mais de 200 processos por mês. O magistrado contou que, atualmente, a comarca tem uma faixa de 4.800 processos em seu acervo.

Foto horizontal da solenidade de instalação da 2ª Vara de Santa Helena. Na imagem, há um grupo de seis pessoas posando para uma foto em um ambiente interno. As pessoas estão de pé, sorrindo, e no fundo há uma decoração com balões azuis e brancos e a logomarca do TJMA, que significa Tribunal de Justiça do Maranhão. Dois homens, à esquerda e à direita, estão de terno escuro. Uma mulher de blazer escuro está entre eles. Ao lado dela, há uma mulher de blusa bege sem mangas e calça clara, e um homem com uma camisa verde e cinza.

A instalação da segunda vara vem, exatamente, atender a este nosso anseio, de fazer essa divisão da sobrecarga de trabalho, para que possamos continuar prestando um serviço jurisdicional de qualidade na Comarca de Santa Helena", elogiou o juiz.

Gracilândia de Carvalho Froz, presidente da OAB – Seccional de Pinheiro – da qual a Comarca de Santa Helena é integrante, classificou como histórico o momento, por promover celeridade, mais eficácia e resposta rápida ao cidadão. “Com a criação desta segunda vara aqui, essa ponte que nós fazemos, com certeza, vai se tornar reduzida, mais próxima”, enfatizou.

O advogado Jorge Firmino Pinheiro da Silva, da OAB – Seccional de Pinheiro, e que atua há muitos anos em Santa Helena, também elogiou o esforço do TJMA para instalar a nova unidade na comarca.

Foto horizontal da solenidade de instalação da 2ª Vara de Santa Helena. A imagem mostra o interior de uma sala, provavelmente a 2ª Vara de Santa Helena recém-inaugurada. O local está cheio de pessoas participando de uma celebração ou evento. No primeiro plano, há mesas de escritório com monitores de computador, cadeiras e teclados, indicando que é um espaço de trabalho. No fundo, é possível ver as autoridades e outros convidados conversando e socializando. Alguns estão próximos a uma mesa de café, enquanto outros interagem ao redor da sala.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS