Solidariedade foi o que marcou a ação social realizada no último sábado (16/8), na praça Deodoro, voltada para pessoas em situação de rua de São Luís, que fez parte do encerrramento do II Encontro Nacional PopRuaJud, promovido pelo CNJ, em parceria com o TJMA, de 13 a 15/8.
A ação teve os serviços da Unidade de Atendimento Móvel (ônibus PopRuaJud), com apoio de vários órgãos públicos, sociedade civil organizada, como movimentos sociais e organizações sociais envolvidas com o atendimento dessa população, e contou com a presença do padre Júlio Lancellotti, conhecido pelo seu trabalho social em defesa da população em situação de rua e em vulnerabilidade social.
Para a coordenadora-geral do Comitê de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário do Maranhão, desembargadora Maria da Graça Amorim, o objetivo dessas ações é seguir o caminho da dignidade, da fraternidade e da Justiça.
“Aqui nós procuramos deixar nossa mensagem de união, de pacificação, de que nós estamos buscando parcerias porque juntos somos mais fortes e vamos conseguir trazer dignidade, visibilidade e empoderamento a cada um dos nossos irmãos que estão em situação de rua”, comentou.
O coordenador executivo do Comitê Nacional PopRuaJud, juiz Douglas Melo, disse que a ação foi especial porque encerrou o II Encontro Nacional realizado durante três dias em São Luís, com várias instituições, Movimento Social das Pessoas em Situação de Rua do Brasil.
“Estamos com muitos voluntários aqui, todos atuando para garantir direitos às pessoas em situação de rua. É um momento muito relevante, muito importante, que mostra bem o compromisso do Tribunal de Justiça do Maranhão com a garantia de direitos aos grupos vulnerabilizados, especialmente as pessoas em situação de rua”, concluiu.
O padre Júlio Lancellotti, vestindo um avental da Paróquia São Maximiliano Kolbe, parceira da ação, disse que o mutirão acolhe os irmãos, onde todos ficam juntos sem discriminação e preconceito e se sentem valorizados como seres humanos.
“É importante para nós nos sentirmos próximos e deles sentirem que estamos próximos deles”, destacou.
A coordenadora executiva do Comitê Nacional PopRuaJud, juíza Luciana Ortiz Zanoni, enfatizou a importância dessa troca de experiências, de boas práticas, no II Encontro realizado em São Luís para o avanço na resolução.
“Esse encontro finalizou com esse grande mutirão que mostra a força do Maranhão, dessa política do Maranhão, de levar a cidadania para as pessoas em situação de rua. Então, a nossa avaliação é de que o Tribunal de Justiça do Maranhão realmente é um expoente nessa política e uma inspiração para todo o Judiciário”, concluiu.
O integrante do Movimento Nacional das Pessoas em Situação de Rua (MNPR), Alisson Barbosa, que viveu em situação de rua durante três anos, disse que foi beneficiado com os serviços oferecidos por esses mutirões.
“Após tirar meus documentos, participei do Programa Minha Casa, Minha Vida, onde cheguei no meu apartamento e consegui sair da rua e eu me senti na obrigação de ajudar outras pessoas que precisam, como forma de gratidão. Junto com meus companheiros resolvemos criar esse movimento”, explicou.
SERVIÇOS
Na ação, as pessoas em situação de rua de São Luís tiveram vários atendimentos de saúde e cidadania como 2a via de Certidão de Nascimento e Casamento; Serviços Relacionados a demandas da Justiça Federal; Serviços Eleitorais; Conciliação; Atendimento e Orientação Jurídica de pessoas egressas do sistema prisional; Atendimento Jurídico da Defensoria Pública e Ministério Público; Serviços de Enfermagem; Serviços de Saúde (clínico geral, mamografia, preventivo, vacinas, testes rápidos); Serviços de Saúde Mental; Corte de Cabelo e Cadastro Único.
POPRUAJUD
O PopRuaJud acompanha as diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e Interseccionalidades, definidas pela Resolução CNJ n.º 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e funciona por meio de uma abordagem colaborativa que reúne diversos órgãos e instituições governamentais e da sociedade civil.
Veja mais fotos de Ribamar Pinheiro no flickr
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026