Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA realiza 6ª edição dos Encontros Regionais no Polo Judicial de Santa Inês

Nas cinco primeiras edições, o Poder Judiciário alcançou e formou equipes com atuação em 45 comarcas do polos judiciais de Timon, Bacabal, Barra do Corda, Caxias e Pinheiro

Publicado em 17 de Jun de 2025, 12h00. Atualizado em 17 de Jun de 2025, 14h08
Por Marcio Rodrigo

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promove, entre os dias 23 e 27 de junho, a 6ª edição dos Encontros Regionais do Poder Judiciário no Polo Judicial de Santa Inês. O evento reunirá magistrados/as, servidores/as, além de representantes de instituições parceiras para discutir estratégias de aprimoramento da Justiça, inovação tecnológica e capacitação profissional.

  • A abertura oficial do evento, na segunda-feira (23), contará com a presença do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, além dos corregedores-gerais da Justiça e do Foro Extrajudicial, que participarão de reuniões estratégicas com magistrados/as, delegatários/as de serventias extrajudiciais e servidores/as com atuação nas comarcas e unidades judiciárias integrantes do Polo Santa Inês: Santa Inês (sede), Bom Jardim, Buriticupu, Matinha, Monção, Olinda Nova do MA, Penalva, Pindaré Mirim, Pio XII, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Viana, Vitória do Mearim, e Zé Doca.

O encontro visa fortalecer a cooperação e aprimorar a gestão jurisdicional nas comarcas da região. Dentre os destaques do evento, estão a palestra “Magistratura 5.0: Inovação e Inteligência Artificial na Prática Judicial”, que abordará o impacto da tecnologia na atuação dos magistrados/as; o curso sobre Educação Parental e Parentalidade Positiva, voltado para o fortalecimento de relações familiares no contexto jurídico; e a oficina sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

A Política de Sustentabilidade do Poder Judiciário Maranhense também será debatida em uma palestra conduzida por especialista da área. Além disso, a Coordenadoria da Saúde do TJMA vai oferecer atendimento médico e psicológico por videoconferência durante todo o evento.

Presidente Froz Sobrinho em reunião estratégica com magistrados/as e servidores/as do Polo Caxias (arquivo: Ribamar Pinheiro)

CAPACITAÇÃO E APRIMORAMENTO TÉCNICO

A 6ª edição dos Encontros Regionais também vai disponibilizar cursos práticos e técnicos, incluindo formações sobre Medidas Protetivas de Urgência, Gestão de Tabelas Processuais Unificadas (TPU) e Procedimento para Regularização de Incidentes (SEEU), temas que contribuem para o alcance de metas do Conselho Nacional Nacional (CNJ). Outra iniciativa relevante será o curso de defesa pessoal para magistrados/as e servidores/as, com foco em segurança institucional e técnicas de proteção.

Além das atividades voltadas para inovação e capacitação, o evento também promoverá orientações técnicas e oficinas estratégicas, abordando temas como cooperação judiciária, regularização fundiária e aprimoramento dos sistemas processuais.

A participação de magistrados(as) e servidores(as) das comarcas do Polo Judicial de Santa Inês reforça o compromisso do TJMA com a descentralização das ações e a valorização das unidades judiciárias do interior do Estado.

FORMAÇÃO DESCENTRALIZADA

O programa Encontros Regionais tem como objetivo estreitar o diálogo entre a Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e os profissionais com atuação na Justiça de 1º Grau. O programa foi implantado na atual gestão do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, e conta com a supervisão da juíza auxiliar da Presidência, Tereza Nina, responsável pela Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (Coace/TJMA).

Ao longo de cinco encontros realizados no interior do Estado, o Poder Judiciário já alcançou e formou equipes com atuação em 45 comarcas do polos judiciais de Timon, Bacabal, Barra do Corda, Caxias e Pinheiro, reafirmando o compromisso do TJMA em promover um Judiciário mais acessível, qualificado e alinhado às demandas sociais e tecnológicas que contribuam com a celeridade e aprimoramento da entrega dos serviços judiciários à população maranhense.

A iniciativa também fortalece a interação entre as unidades judiciais das comarcas atendidas, promovendo um ambiente de aprendizado, inovação e integração institucional.

Clique e acesse a programação completa da 6ª edição dos Encontros Regionais do Poder Judiciário

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS