Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA inaugura Salão do Júri e entrega reforma do Fórum de Santa Helena

Salão do Júri vai otimizar as sessões do júri popular na comarca

Publicado em 27 de Mai de 2025, 8h00. Atualizado em 30 de Mai de 2025, 13h00
Por Juliana Mendes

Com quase 300 metros quadrados de área e recursos de acessibilidade, foi inaugurado nesta segunda-feira (26/5) pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Salão do Júri da comarca de Santa Helena, obra construída junto ao Fórum Desembargador José Antônio de Almeida e Silva, localizado na Travessa Bequimão, s/nº, Ponta D'areia.

O fórum da comarca de Santa Helena passou por uma reforma geral na edificação principal e recebeu a construção do novo Salão do Júri, que conta com sala de espera com sanitários acessíveis para o público; salão principal com tribunal, área para jurados e plateia, além de ambientes de apoio como sala de testemunha de defesa, sala de testemunha de acusação, sala da guarda, cela e sala secreta, todos devidamente adequados às normas técnicas de acessibilidade e segurança.

A imagem mostra um auditório ou sala de eventos com características modernas e funcionais, aparentemente vazio ou com poucas pessoas visíveis ao fundo.  O ambiente é amplo e bem iluminado por várias fileiras de luminárias retangulares no teto branco. O chão é de um tom de cinza claro e polido, com algumas marcações amarelas, como um quadrado e uma linha, que podem indicar rotas ou áreas específicas.  À direita da imagem, há diversas cadeiras de escritório pretas com rodas, dispostas em fileiras curvas, voltadas para o lado esquerdo da sala, onde parece haver uma área de palco ou mesa principal. Próximo às primeiras cadeiras, há uma caixa de som preta no chão.  Do lado esquerdo, em um nível ligeiramente elevado, há uma plataforma com uma rampa de acesso, protegida por um corrimão de metal e vidro. Nesta plataforma, é possível ver algumas mesas de madeira e cadeiras pretas, sugerindo uma área para apresentações, juízes ou palestrantes.  Ao fundo, há uma porta escura aberta que revela um ambiente externo com alguma vegetação e luz natural. Também são visíveis janelas retangulares na parte superior da parede, próximas ao teto, que parecem ser de um ambiente adjacente. A sala transmite uma sensação de limpeza e organização, pronta para receber um evento.

 

A solenidade de inauguração do salão do júri e de entrega da reforma contou com a participação da diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio, representando o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho; do juiz auxiliar da Presidência, Alistelman Mendes; do juiz titular de Santa Helena, José de Ribamar Dias Júnior; da promotora de Justiça Rita de Cássia Pereira; da representante da OAB, Milena da Cruz Froes, representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Santa Helena e de Turilândia, entre outras autoridades da região.

A juíza Ticiany Gedeon destacou os serviços de reforma do fórum e construção do Salão do Júri, no objetivo de melhor acondicionar as pessoas que desenvolvem suas atividades profissionais no Fórum e de entregar à população um espaço moderno e acessível.

A imagem retrata um evento em um ambiente interno, onde um grupo de pessoas está sentado assistindo a uma apresentação.  No primeiro plano à esquerda, duas pessoas estão em pé, interagindo com o público. Uma mulher, vestindo uma camisa branca e calça vermelha, segura um microfone e está falando. Ao seu lado, um homem de terno cinza e gravata vermelha, sorri enquanto segura alguns papéis ou um livro. Mais atrás, outro homem de terno escuro observa a cena.  O restante do público está sentado em cadeiras pretas dispostas em fileiras, que se estendem para o lado direito e para o fundo da sala. A maioria das pessoas está olhando na direção dos apresentadores. Alguns indivíduos estão visíveis em destaque na primeira fileira à direita: uma mulher de camisa azul clara e calça jeans, e um homem de camisa polo azul.  O ambiente é amplo, com paredes brancas e um piso cinza claro com algumas marcações amarelas, semelhantes às de um auditório. No lado esquerdo, há uma plataforma elevada com uma rampa, protegida por um corrimão de vidro e metal. Ao fundo, uma porta aberta revela um exterior com luz natural e algumas pessoas em pé. A sala é bem iluminada por luminárias no teto, criando uma atmosfera clara e funcional.

O TJMA objetiva não apenas construir estruturas, mas atender aos reclames da sociedade no combate à criminalidade e concretizar o planejamento estratégico e a nossa missão enquanto membros da administração do Poder Judiciário”, observou.

O juiz José de Ribamar Dias Júnior agradeceu o empenho do TJMA na entrega da obra e enfatizou que o Salão do Júri de Santa Helena representa uma obra que era muito esperada pela comunidade jurídica da região, como juízes, promotores, advogados e defensores, que realizavam as sessões de júri popular na sala destinada à 2ª Vara, ainda não instalada, e agora passam a contar com um espaço onde a população disporá de mais conforto, os advogados terão mais espaço para realizar seus debates, além de locais adequados para os jurados.

A imagem mostra evento em um ambiente interno, com um público atento.  No lado direito, em primeiro plano, um homem de terno escuro, óculos e barba, segura um microfone e gesticula com as mãos enquanto fala para a plateia. Ele parece ser o palestrante principal. Ao seu lado, um outro homem de terno segura um segundo microfone.  A plateia, composta por várias pessoas de diversas idades, está sentada em cadeiras pretas dispostas em fileiras, de frente para o palestrante. O público parece estar vestido de forma casual elegante e está olhando na direção dos apresentadores. É possível identificar algumas pessoas nas primeiras filas, incluindo mulheres com cabelos longos e homens.  O ambiente é espaçoso, com paredes brancas e um chão cinza claro, com uma marcação amarela no piso, que parece indicar uma área específica. Há luminárias retangulares no teto que proporcionam uma iluminação clara e uniforme. Ao fundo, no lado esquerdo, vê-se uma porta de vidro e algumas janelas retangulares mais altas, que podem pertencer a outro ambiente. A sala transmite uma sensação de organização e funcionalidade.

Esta não é uma construção supérflua, mas é de fato extremamente simbólica e recheada de significados para o Poder Judiciário, para a comarca de Santa Helena e todos que vivem em Santa Helena, pois o Tribunal do Júri é o momento em que a própria população exerce a função de julgar, extremamente digna e nobre e exige também um local assim”, avaliou.

Acesse aqui o álbum completo do evento produzido pelo fotógrafo Ribamar Pinheiro

A imagem registra uma cerimônia de inauguração, com um grupo de pessoas aplaudindo e interagindo.  No centro da cena, há uma placa comemorativa ou informativa, coberta parcialmente por um tecido vermelho (que parece ter sido recentemente cortado ou está prestes a ser). Em frente a essa placa, uma mulher com camisa branca de bolinhas e calça vermelha sorri enquanto segura o tecido.  Ao redor da placa e da mulher, várias pessoas estão de pé e aplaudindo. No lado esquerdo, um homem de camisa escura sorri e bate palmas, assim como um homem de terno azul ao seu lado. Mais ao centro, um homem de terno vinho e óculos também aplaude. No lado direito, um homem de camisa polo azul e outro de camisa rosa, ambos sorrindo, também batem palmas, assim como as mulheres ao lado deles. A atmosfera geral é de celebração e contentamento.  O ambiente é interno, com paredes brancas e um piso cinza claro que possui marcações amarelas e vermelhas, possivelmente indicando áreas de circulação ou segurança. Ao fundo, pode-se ver uma porta de vidro e algumas janelas. A iluminação é clara e uniforme, vinda de luminárias no teto. Há também um extintor de incêndio vermelho visível na parede esquerda.

SANTA HELENA

De entrância intermediária, a comarca de Santa Helena fica a 382 quilômetros de São Luís por terra e a 132 quilômetros de São Luís via ferry boat. 

Pertencente ao polo judicial de Pinheiro, a comarca atende ainda à população do município de Turilândia - termo judiciário -, que conta com o Ponto de Inclusão Digital, instalado pelo Judiciário por meio do programa Justiça de Todos, garantindo acesso aos serviços judiciais de forma virtual.

De acordo com dados do sistema TermoJuris, da Corregedoria Geral da Justiça, a comarca de Santa Helena conta com um acervo de 4.715 processos, tendo recebido cerca de 950 novos processos em 2025 e registrado mais de 1.100 sentenças. 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS