Equipes da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) e do Fundo de Reaparelhamento do Poder Judiciário (FERJ), passaram por treinamento na tarde dessa quinta-feira (23/1), sobre os procedimentos de solicitação de segundas vias de certidão (nascimento, casamento e óbito). O objetivo é aprimorar os trabalhos do projeto Registro Cidadão, que serão ofertados à população no Eixo Cidadania e Documentação, durante a realização do projeto mais amplo, denominado Praça da Justiça e Cidadania, que acontecerá no município de Vargem Grande, nos dias 30 e 31/1.
O treinamento foi conduzido pelo servidor Cléber Santos (FERJ), que orientou a equipe sobre abordagem, triagem, tratamento dos documentos, preenchimento de formulário e envio do arquivo ao para confecção da certidão. Cleber explicou que o procedimento não é complexo, mas que exige atenção no preenchimento das informações e destacou a triagem como etapa essencial do processo, uma vez que possibilita o encaminhamento das pessoas que atendam aos requisitos necessários, facilitando o serviço do atendente.
Servidor Cléber Santos conduziu os trabalhos do treinamento
Com a ação de alinhamento entre as equipes, a proposta é reduzir o tempo de cada atendimento, permitindo que mais pessoas sejam atendidas durante a mobilização. Com posto de atendimento no Fórum de Justiça, a COGEX atuará no atendimento para emissão de segunda via da certidão de nascimento, de casamento ou de óbito de pessoas registradas em Vargem Grande. O Cartório do 2º Ofício do município ficará responsável por receber as demandas e confeccionar as segundas vias das certidões dos documentos que serão entregues.
O trabalho terá o apoio da Defensoria Pública do Maranhão, nas demandas de registro tardio, retificação e restauração de registro civil, além das solicitações de segundas vias de pessoas registradas em outros municípios. Já o Instituto de Identificação da Perícia Criminal também estará no Fórum de Justiça e fará a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.
REQUISITOS PARA OS NOVOS DOCUMENTOS
Pessoas registradas em Vargem Grande e que precisam da segunda via da certidão de nascimento, casamento ou óbito, deverão comparecer ao atendimento realizado pela COGEX portando a certidão antiga (original, cópia ou eletrônica) e RG ou outro documento com foto, a fim de validar o atendimento e facilitar a busca pelo cartório. Já para aquelas pessoas registradas em outros municípios, a busca pelo serviço de segunda via deve ser feita junto à carreta da DPE, devendo ser apresentado documento de identificação com foto, certidão antiga e comprovante de endereço.
Quem busca o serviço de retificação de registro precisa apresentar documento de identificação com foto, certidão antiga, documento que comprove o erro no documento a ser retificado (certidão e documentos diversos), além do comprovante de endereço. Enquanto a restauração do registro necessita da certidão antiga (caso tenha), documento de identificação com foto, documentos que comprovem os dados do registro a ser restaurado (RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidões de nascimento/casamento dos pais e/ou irmãos) e comprovante de endereço.
Para nova Carteira de Identidade, é necessária a certidão de nascimento ou de casamento (original ou eletrônica) e comprovante de residência. Se a certidão estiver plastificada ou em situação que impossibilite a verificação da autenticidade do documento, a equipe do IDENT poderá solicitar que a pessoa solicitante tire uma cópia autenticada ou, ainda, a segunda via da certidão, que será obtida no atendimento da COGEX (registrada em Vargem Grande) ou da DPE (registrada em outro município).
PROJETO PRAÇA DA JUSTIÇA E CIDADANIA
O projeto Praça da Justiça e Cidadania é uma ação itinerante promovida pelos tribunais de Justiça do Maranhão e Regional Federal da 1ª Região nos municípios maranhenses, com apoio de instituições, órgãos e entidades parceiros. Em cada nova edição, a iniciativa busca oferecer uma série de serviços, facilitando o acesso da população local a direitos básicos, que contribuem para o pleno exercício da cidadania no dia a dia. Também serão oferecidos serviços médicos e odontológicos.
Além da promoção de acesso a documentos, esta edição também conta com serviços nos eixos Justiça, Desenvolvimento Rural e Econômico, Apoio Cívico-Militar, Educacional e Social. Também participam da mobilização a Prefeitura de Vargem Grande, os tribunais regionais Eleitoral e do Trabalho, núcleos de Conciliação e Governança Fundiária do TJMA, Defensoria Pública da União, Exército (24º BIS), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Advocacia-Geral da União, Universidade Estadual do Maranhão, Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, bancos do Brasil e do Nordeste, secretarias de Estado de Agricultura e Pecuária e de Igualdade Racial.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315