A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) participou, no dia 2 de julho, do Fórum de Desenvolvimento Social Local Sustentável da Vila Jaracaty, em São Luís, com mais uma edição do programa Maria da Penha no Cotidiano.
A ação foi realizada a convite de Alef Costa, analista de Recursos Humanos do São Luís Shopping, e contou com a mediação da psicóloga Ericka Nascimento e do assistente de informação Davi Ferreira, ambos da equipe da Cemukher. A roda de conversa abordou, de forma interativa, temas como o fenômeno da violência doméstica e familiar, os mecanismos previstos na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência e os canais disponíveis para denúncia.
A atividade integrou as ações do programa Valoriza Mulher, desenvolvido pela Cemulher desde 2019, com o objetivo de incentivar empresas a promoverem a igualdade de gênero em seus ambientes de trabalho e nas comunidades onde atuam. O São Luís Shopping é uma das instituições atualmente parceiras da iniciativa.
Ao final da roda de diálogo, foram distribuídos materiais informativos produzidos pela Cemulher/TJMA, com orientações sobre prevenção e enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres.
PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO
Desenvolvido desde 2014, o programa Maria da Penha no Cotidiano tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a Lei nº 11.340/2006 em todo o estado do Maranhão, contribuindo para a desconstrução de padrões sexistas e reforçando a responsabilidade coletiva na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024