Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA leva serviços da Conciliação Itinerante à 55ª Expoimp

Stand e ônibus da conciliação promovem atendimentos durante o evento

Publicado em 12 de Jul de 2025, 11h22. Atualizado em 14 de Jul de 2025, 8h26
Por Ascom/TJMA

O Poder Judiciário do Maranhão participa da 55ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), oferecendo atendimentos judiciários à população relacionados ao combate à violência contra a mulher, regularização fundiária, conciliação e adoção.

Desde o dia 9/7, o o ônibus da conciliação estacionou na 55ª Expoimp garantindo serviços pré-processuais (sem processo judicial tramitando na Justiça) como divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, regulamentação de guarda e renegociação de dívidas. 

A imagem retrata o interior de um ambiente, possivelmente um escritório móvel ou uma sala de atendimento, com duas mulheres interagindo.Em primeiro plano, de costas para o observador, está uma mulher com cabelos escuros e lisos, vestindo uma blusa verde-escura com detalhes de renda nos ombros. Ela está sentada em uma mesa de madeira clara, com um notebook aberto à sua frente. Suas mãos estão sobre alguns papéis e uma caneta, indicando que ela está anotando ou preenchendo algo. Ao lado do notebook, há uma garrafa de água transparente com um líquido avermelhado e, mais ao fundo, um recipiente de desinfetante para as mãos.À direita da imagem, sentada em uma cadeira preta, está outra mulher com cabelos escuros cacheados presos no alto da cabeça. Ela usa um vestido verde vibrante com estampa floral branca e mangas bufantes. Sua expressão é atenta, e ela parece estar ouvindo ou participando da conversa ou sessão que está ocorrendo através do notebook. Ao seu lado, há uma bolsa preta pendurada na cadeira.O notebook exibe uma chamada de vídeo ou reunião online, com várias miniaturas de pessoas na tela, indicando que a interação pode ser remota ou híbrida.O ambiente possui persianas horizontais brancas na parede ao fundo e um armário suspenso de madeira clara na parte superior. Na parede branca, à direita da mulher de vestido verde, há um papel afixado com um código QR impresso. O chão é cinza, com um pequeno detalhe branco no canto inferior direito.

Os conciliadores e as conciliadoras também atendem demandas que já tramitam na Justiça, sem necessidade de agendamento prévio.

A ação é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho e coordenado pelo juiz Rodrigo Nina.

Os serviços são coordenados pela juíza titular da 1ª Vara da Família, Ana Beatriz Jorge, com auxílios dos servidores/as da unidade: Danielle Gomes de Aguiar Costa (secretária judicial), Fernanda Silva Nascimento Rezende (técnica judiciária), Wítalo da Silva Conceição (assessor administrativo), Catarina Rodrigues (assessora jurídica) e Luana de Sousa Avelino (técnica judiciária). Também atuam na ação as conciliadoras do TJMA, Thamires Almeida Pacheco, Jamila Táfila Teixeira Sousa e Romerito Carlos Costa Garcia.

O balanço parcial registra 38 audiências e 13 acordos realizados, com um total de R$54.857,76 em valores negociados em dois dias.

A juíza Ana Beatriz Jorge avalia que a iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão tem se mostrado uma ferramenta fundamental para aproximar o Poder Judiciário da população, especialmente nas regiões do interior do Estado. "Com isso, contribuímos para a redução do acúmulo de processos e para a construção de uma sociedade mais pacífica. É um trabalho que tem um impacto humano muito forte porque levamos a justiça a quem, muitas vezes, não tem meios de buscá-la, alinhados à missão de  garantir a justiça, dirimindo conflitos de forma efetiva e acessível à sociedade, contribuindo para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, destaca.

A Conciliação Itinerante está integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS 16 no que se refere à Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Com o projeto, o TJMA busca fortalecer a cultura da conciliação e da pacificação de conflitos junto à comunidade.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS