Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conciliação Itinerante leva serviços a Pinheiro de 26 a 30 de maio

O ônibus da conciliação também vai atender comunidades de Pedro do Rosário e Presidente Sarney por meio de PID´s

Publicado em 19 de Mai de 2025, 15h28. Atualizado em 19 de Mai de 2025, 15h36
Por Ascom/TJMA

O projeto Conciliação Itinerante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) vai atender o município de Pinheiro, de 26 a 30 de maio, durante a realização da 5ª edição do programa “Encontros Regionais”. Cidadãos e cidadãs poderão solucionar conflitos de forma amigável, por meio do diálogo e da conciliação.

A população poderá solucionar questões que ainda não foram protocoladas como processo judicial (demandas pré-processuais), como:

  • Divórcio consensual (acordado);
  • Reconhecimento ou dissolução de união estável;
  • Reconhecimento espontâneo de paternidade;
  • Coleta de material genético para exame de DNA;
  • Pensão alimentícia;
  • Regulamentação de guarda;
  • Renegociação de dívidas.

Além das demandas pré-processuais, os conciliadores e conciliadoras do Poder Judiciário também vão atender demandas da população que já tramitam na Justiça (com processo judicial), em casos que ainda é possível conciliar. 

Com o projeto, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) busca fortalecer a cultura da conciliação e da pacificação de conflitos junto à comunidade. A ação está integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS 16 no que se refere à Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

A iniciativa é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho e coordenado pelo juiz Rodrigo Nina.

O agendamento prévio para o evento poderá ser feito pelo seguinte canal: WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou formulário eletrônico, disponível no Portal do TJMA. As pessoas que comparecerem aos locais sem prévio agendamento, também receberão orientação e atendimento.

ATENDIMENTO

26 a 30/5 - Pinheiro

Praça José Sarney, s/n - Centro

Horário: 8h às 17h

PONTOS DE INCLUSÃO DIGITAL

O projeto também contará com o apoio do programa Justiça de Todos, por meio dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em funcionamento em:

  • Pedro do Rosário (comarca de Pinheiro), localizado na Rua do Sol, s/n.º, Centro. CEP 65206-000.
  • Presidente Sarney (comarca de Pinheiro), Rua Manoel Rodrigues, s/n.º, Centro. CEP 65204-000. 

As pessoas que residem nestas localidades poderão solucionar suas demandas com auxílio dos facilitadores e das facilitadoras, treinados(as) para cadastrar as solicitações e garantir a participação dos interessados por meio das videoconferências nas audiências de conciliação.

A imagem é um anúncio colorido com um fundo verde escuro na parte superior e inferior, e um fundo branco na parte central onde se concentra a informação.No topo, em letras grandes e coloridas, lê-se "Conciliação" em amarelo e "ITINERANTE" em azul claro, com uma linha azul horizontal abaixo.À esquerda, abaixo da linha azul, há um ícone de calendário com as datas "26 a 30 de maio" e o horário "8h às 17h". Abaixo, em letras maiores e verdes, está escrito "PINHEIRO", seguido do endereço "Praça José Sarney, s/n, Centro". Mais abaixo, em azul claro, encontra-se a seção "Mais Informações:" com o número de telefone "2055 2283" e a indicação "(WhatsApp)".À direita, destaca-se a ilustração de um ônibus branco e azul claro, com a frase "Conciliação ITINERANTE" escrita em azul na lateral. O ônibus parece estar estacionado em uma superfície clara.Na parte inferior, sobre a faixa verde escura, há logotipos e textos em amarelo e branco. À esquerda, um desenho estilizado de um prédio com colunas e a sigla "TJMA" ao lado. No centro, o logotipo do "TJMA - Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão" em azul e amarelo, seguido do texto "NÚCLEO PERMANENTE DE MÉTODOS CONSENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS".Em resumo, a imagem anuncia uma ação de "Conciliação Itinerante" que acontecerá em Pinheiro, Maranhão, entre os dias 26 e 30 de maio, das 8h às 17h, na Praça José Sarney, s/n, Centro. O anúncio fornece um número de telefone para mais informações via WhatsApp e é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS