Nesta segunda-feira (16/9), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou a última reunião de capacitação e alinhamento, marcando a fase final de implantação do Almoxarifado Virtual, uma solução adotada para a gestão de materiais de consumo no Judiciário maranhense. O encontro, realizado de forma on-line, contou com a participação de servidores(as) de São Luís e de diversas comarcas do interior.
O encontro marca a conclusão do projeto que visa garantir mais eficiência, economia e sustentabilidade, centralizando os processos de aquisição e distribuição de materiais de consumo. Desde o início da implementação, o Almoxarifado Virtual simplifica a logística e promove uma gestão ágil e transparente dos suprimentos.
A primeira fase do projeto foi concluída com o sistema em pleno funcionamento nas 107 comarcas do interior do Estado e nos termos judiciários de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, implicando em uma significativa redução no tempo de entrega e maior eficiência no controle de estoques. Nessa fase, as comarcas do interior passaram a realizar seus pedidos de forma totalmente digital, tornando o processo mais rápido e eficaz.
RESULTADOS ALCANÇADOS
O projeto Almoxarifado Virtual foi concebido para ser implementado em três fases distintas de modo a atender progressivamente todas as comarcas do Estado. Contudo, devido ao sucesso da primeira fase, que demonstrou resultados operacionais e financeiros expressivos, o diretor Administrativo Rodrigo Valente anunciou a antecipação da conclusão do projeto. “Pelo planejamento inicial, a implantação deveria ser realizada em três fases. Entretanto, com a avaliação positiva dos resultados operacionais e financeiros monitorados na fase inicial, bem como os ajustes realizados, foi possível antecipar a conclusão do projeto, beneficiando de uma só vez toda a comarca de São Luís”, explicou.
Durante o evento, a coordenadora de Material e Patrimônio, Fernanda Lindoso, apresentou os resultados coletados com a primeira fase de implantação do Almoxarifado Virtual, que já está em vigor nas comarcas do interior. Segundo a coordenadora, entre maio e agosto, a Divisão de Administração de Material já aprovou um total de 587 solicitações de material de consumo administrativo, representando um total de R$ 449.583,03 destinados às 107 comarcas.
No mesmo período, com a superação do antigo modelo centralizado, diversos custos operacionais, tais como licitações recorrentes, diárias, transportes, embalagem, foram imediatamente eliminados gerando uma economia total de R$ 1.220.476,07.
PARTICIPANTES DA FASE FINAL
Participaram da reunião final de implantação os(as) servidores(as) dos Juizados Especiais Cíveis e das Relações de Consumo de São Luís; a Coordenadoria Administrativa da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ); a Coordenadoria Administrativa da Escola Superior da Magistratura (ESMAM) e e Divisão de Administração de Material e Patrimônio do Fórum da Comarca da Ilha de São Luís, que realizará a gestão do modelo para todas as unidades vinculadas.
O objetivo principal da reunião foi capacitar os servidores para utilizarem a plataforma do Almoxarifado Virtual de maneira eficaz; realizar pedidos e gerenciar o recebimento e a conferência de mercadorias de acordo com o manual de procedimentos.
Com a conclusão dessa etapa, a atual gestão do TJMA, presidida pelo desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, reforça o compromisso com a modernização administrativa, garantindo transparência e controle aprimorados para a gestão de materiais.
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