O Projeto Acolher visitou a Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA), no último dia 3 de maio.
A visita foi realizada pelo psicólogo da Divisão Psicossocial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Eliandro Araújo, e pela chefa da Divisão Psicossocial, Raíssa Barúna, que discutiram sobre saúde mental por meio de uma roda de conversa.
Desse modo, como forma de oferecer maior atenção e proximidade, as visitas aos setores contemplam uma atividade de ação e promoção de saúde dentro do ambiente de trabalho.
Durante o evento, Raíssa Braúna comentou sobre as atividades desenvolvidas pela Divisão Psicossocial e que servidores, servidoras e dependentes podem agendar atendimento no setor. E que as rodas de conversa sobre saúde mental que têm sido realizadas nos diversos setores do Tribunal têm ajudado a reduzir o estigma sobre o tema.
Na oportunidade, o psicólogo Eliandro Araújo tratou sobre ansiedade, como uma condição que cada vez afeta mais pessoas ao redor do mundo e sobre a importância de conseguirmos identificar o que estamos sentindo e como em cada pessoa a ansiedade se manifestará de uma forma diferente. “De um modo geral, toda ansiedade se origina de uma preocupação excessiva com algo, que pode estar relacionado ao trabalho, à família, ao futuro. O primeiro caminho para tratar a ansiedade é aprender a desacelerar”, frisou.
A ação realizada é uma extensão do Projeto Acolher que, além do atendimento de escuta imediata, leva o profissional de Psicologia até as unidades para uma maior atenção, cuidado e proximidade com servidores, servidoras, magistrados e magistradas, garantindo que os mesmos recebam orientações, tirem suas dúvidas para melhoria da qualidade de vida, não só no trabalho, como na vida pessoal também.
O coordenador-geral da UMF/TJMA, desembargador Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, destacou a importância de os magistrados, magistradas, servidores e servidoras estarem presentes nessas atividades e, principalmente, para refletirem sobre a saúde mental e terem esse cuidado de acompanhamento psicológico.
Durante a roda de conversa, o juiz coordenador da unidade, Douglas de Melo Martins, destacou a importância da participação de todos e todas no projeto. “A saúde mental dos nossos servidores é o que temos de melhor, pois só com isto que poderemos desenvolver um trabalho de excelência com produtividade”. Por fim, agradeceu e parabenizou toda a equipe da Divisão Psicossocial pela iniciativa.
O juiz também coordenador da unidade, José dos Santos Costa, enfatizou a importância de falarmos sobre a doença do século, a ansiedade, e que precisamos cuidar da nossa saúde mental. Lembrou que esse círculo coletivo facilita a integração de todos e todas e estimula a fala e escuta entre os servidores e servidoras.
PROJETO ACOLHER
A Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e da Divisão Psicossocial, implantou o projeto “Acolher", em agosto de 2023.
A iniciativa é caracterizada por uma escuta psicológica imediata voltada para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário.
O projeto consiste em promover um serviço, com profissionais disponíveis para atendimento, em dias e horários determinados, sem necessidade de agendamento, destinado a pessoas que recorrem espontaneamente ao serviço, em busca de ajuda para problemas de natureza emocional.
A Divisão Psicossocial do TJMA possui atendimento presencial e online com assistente social e psicólogos para magistrados(as), servidores(as) e seus dependentes e estagiários, pelas manhãs, nas segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 12h, sem necessidade de agendamento a partir de demanda espontânea.
Endereço: Centro Administrativo do TJMA na Rua do Egito
E-mail: divpsico@tjma.jus,br
Telefone e Whatsapp: (98) 2055-2341 / 2055-2342
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023