Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Projeto Acolher visita Unidade de Monitoramento Carcerário

Durante o evento, discutiu-se sobre saúde mental por meio de uma roda de conversa. 

Publicado em 6 de Mai de 2024, 11h05. Atualizado em 6 de Mai de 2024, 12h05
Por Ascom/TJMA

O Projeto Acolher visitou a Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA), no último dia 3 de maio.

A visita foi realizada pelo psicólogo da Divisão Psicossocial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Eliandro Araújo, e pela chefa da Divisão Psicossocial, Raíssa Barúna, que discutiram sobre saúde mental por meio de uma roda de conversa. 

Desse modo, como forma de oferecer maior atenção e proximidade, as visitas aos setores contemplam uma atividade de ação e promoção de saúde dentro do ambiente de trabalho.

Durante o evento, Raíssa Braúna comentou sobre as atividades desenvolvidas pela Divisão Psicossocial e que servidores, servidoras e dependentes podem agendar atendimento no setor. E que as rodas de conversa sobre saúde mental que têm sido realizadas nos diversos setores do Tribunal têm ajudado a reduzir o estigma sobre o tema.

Na oportunidade, o psicólogo Eliandro Araújo tratou sobre ansiedade, como uma condição que cada vez afeta mais pessoas ao redor do mundo e sobre a importância de conseguirmos identificar o que estamos sentindo e como em cada pessoa a ansiedade se manifestará de uma forma diferente. “De um modo geral, toda ansiedade se origina de uma preocupação excessiva com algo, que pode estar relacionado ao trabalho, à família, ao futuro. O primeiro caminho para tratar a ansiedade é aprender a desacelerar”, frisou.

A ação realizada é uma extensão do Projeto Acolher que, além do atendimento de escuta imediata, leva o profissional de Psicologia até as unidades para uma maior atenção, cuidado e proximidade com servidores, servidoras, magistrados e magistradas, garantindo que os mesmos recebam orientações, tirem suas dúvidas para melhoria da qualidade de vida, não só no trabalho, como na vida pessoal também.

O coordenador-geral da UMF/TJMA, desembargador Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, destacou a importância de os magistrados, magistradas, servidores e servidoras estarem presentes nessas atividades e, principalmente, para refletirem sobre a saúde mental e terem esse cuidado de acompanhamento psicológico.

A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala com paredes brancas.
    1. As faces das pessoas estão obscurecidas para proteger suas identidades.
    2. Algumas pessoas estão vestindo camisetas, outras blusas e há quem esteja de jaleco.
    3. Há uma porta de madeira com um vidro colorido no topo ao fundo da sala.
    4. Acima da porta, há um aparelho de ar condicionado montado na parede.
    5. Existem cadeiras pretas empilhadas à direita na imagem.

Durante a roda de conversa, o juiz coordenador da unidade, Douglas de Melo Martins, destacou a importância da participação de todos e todas no projeto. “A saúde mental dos nossos servidores é o que temos de melhor, pois só com isto que poderemos desenvolver um trabalho de excelência com produtividade”. Por fim, agradeceu e parabenizou toda a equipe da Divisão Psicossocial pela iniciativa.

O juiz também coordenador da unidade, José dos Santos Costa, enfatizou a importância de falarmos sobre a doença do século, a ansiedade, e que precisamos cuidar da nossa saúde mental. Lembrou que esse círculo coletivo facilita a integração de todos e todas e estimula a fala e escuta entre os servidores e servidoras.

PROJETO ACOLHER

A Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e da Divisão Psicossocial, implantou o projeto “Acolher", em agosto de 2023.

A iniciativa é caracterizada por uma escuta psicológica imediata voltada para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário.

O projeto consiste em promover um serviço, com profissionais disponíveis para atendimento, em dias e horários determinados, sem necessidade de agendamento, destinado a pessoas que  recorrem espontaneamente ao serviço, em busca de ajuda para problemas de natureza emocional.

A Divisão Psicossocial do TJMA possui atendimento presencial e online com assistente social e psicólogos para magistrados(as), servidores(as) e seus dependentes e estagiários, pelas manhãs, nas segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 12h, sem necessidade de agendamento a partir de demanda espontânea. 

Endereço: Centro Administrativo do TJMA na Rua do Egito

E-mail: divpsico@tjma.jus,br

Telefone e Whatsapp: (98) 2055-2341 / 2055-2342

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS