Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário faz mobilização contra abuso sexual de crianças e adolescentes

18/05/2023
Valquíria Santana

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta quinta-feira, 18 de maio, o Poder Judiciário do Maranhão realizou mobilização na capital e nas comarcas do interior do estado, alertando a sociedade para a gravidade do problema e intensificando as ações da campanha “Faça Bonito: ouvir a criança é proteger a infância”. Em São Luís, a mobilização, organizada pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça (CIJ/TJMA) e 8ª Vara Criminal, aconteceu, pela manhã, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau).

A coordenadora da CIJ/TJMA, desembargadora Sônia Amaral, participou da mobilização, no Fórum de São Luís. A campanha procura destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Nas comarcas do interior, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi marcado com caminhadas, palestras, roda de conversa, distribuição de material educativo, entre outras atividades.

Foto horizontal colorida de várias pessoas em pé no Fórum de São Luís, durante mobilização do dia 18 de maio. Ao centro, estão a desembargadora Sônia Amaral e o juiz Thales. Estão em frente a uma parede com o nome Galeria Celso Antônio de Menezes. Na parede, existem flores e o nome 18 de maio.

O juiz auxiliar Thales Ribeiro de Andrade, respondendo pela 8ª Vara Criminal de São Luís, também participou da mobilização do Dia Nacional. O magistrado e a juíza auxiliar Denise Cysneiro Milhomem integram a força-tarefa de depoimentos especiais, que está sendo realizada pela unidade judiciária especializada em crimes contra crianças e adolescentes.

O magistrado disse que é importante chamar a atenção para a gravidade do problema; que o número de processos judicais de crimes contra crianças e adolescentes é alto. A unidade possui um acervo de 2.812 processos e a maioria dos crimes processados e julgados são de natureza sexual. Ele lembra também que os pais precisam estar sempre atentos ao comportamento dos filhos; que os abusadores não são desconhecidos e geralmente são pessoas próximas como parentes e às vezes vizinhos.

Conforme Thales Ribeiro o objetivo da campanha é chamar à atenção para a necessidade de proteção dos vulneráveis, que precisam ser protegidos pela força do Estado. O juiz explicou que o TJMA integra a rede de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e mantém articulação com várias instituições para que as denúncias possam partir das escolas, hospitais, Ministério Público e delegacias especializadas.

Durante a mobilização do Dia Nacional, no hall do Fórum de São Luís, a equipe da CIJ/TJMA e da 8ª Vara Criminal distribuiu folhetos educativos às pessoas que chegavam ao Fórum, explicou e tirou dúvidas sobre a campanha. Quem passou pelo local também pôde assistir a um documentário sobre a história da menina Araceli, de oito anos de idade, que foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES), no ano de 1973. A data (18 de maio) é referência ao dia do assassinato dela. O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, e o mês de maio ficou conhecido como “Maio Laranja”. Durante a mobilização desta quinta-feira também foi exibido vídeo explicando como atua a 8ª Vara Criminal na proteção das vítimas e responsabilização dos acusados.

Pai de dois adolescentes, o corretor de imóveis Antônio Carlos Jordão acompanhou a mobilização, quando saía do Fórum. Ele disse que é dever dos adultos protegerem as crianças e que essa é uma responsabilidade de toda a sociedade. “A data de hoje é especial porque chama a atenção das pessoas para os crimes praticados contra crianças e adolescentes. Mas precisamos entender que essa proteção deve ser diária; o dia de cuidar é todo dia”, afirmou .

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

Valquíria Santana

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS