A compreensão das especificidades do funcionamento do cérebro humano para além do discurso da racionalidade e a importância das neurociências integram a temática do curso O Cérebro que Julga: Neurociências na magistratura, próxima atividade de formação continuada da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), cujas aulas acontecem de 7 a 28 de outubro, na plataforma EAD ESMAM, com duração de 30 horas.
Totalmente voltado para a atuação dos juízes e juízas, o conteúdo destacará sobre a atividade cerebral na aplicação de métodos que diminuam os erros de julgamento e identifique fatores irrelevantes que podem interferir na decisão judicial. Será tratado sobre os tipos de memória, seus limites e falhas e o modo associativo de seu funcionamento, dentre outros aspectos característicos da mente de quem julga.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI – até 29 de setembro – 40 vagas
Realizado para fins de promoção na carreira (Portaria Enfam n° 228/2024), o curso será ministrado pelo juiz Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior, com aulas síncronas (ao vivo) e assíncronas, organizadas conforme cronograma abaixo:
IMPORTANTE: Para receber a certificação, é indispensável a participação nas aulas síncronas.
As ciências do cérebro, conhecidas como neurociências, englobam as neurociências comportamental, cognitiva, cultural e do desenvolvimento, a neurofisiologia, a neuropedagogia e a neurociência evolucionista.
“A compreensão do funcionamento do cérebro humano, de suas peculiaridades e dos efeitos delas na tomada de decisão é muito importante para quem tem por profissão ‘dizer o direito’. Sendo primordiais para quem decide questões às vezes tão complexas e que exigem um pensamento analítico”, ressalta o juiz e jurista Rosivaldo Toscano Júnior, que atuará como formador e tutor na ministração do curso.
Para o magistrado, o conhecimento sobre o tema, auxiliará na reflexão sobre o ato de julgar. “Quem julga decide, muitas vezes, o futuro de alguém. Se há erros no julgamento, promove mudanças no mundo e na vida, que podem gerar prejuízos para um número ilimitado de pessoas”, avalia.
Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior é juiz (TJPB), doutor e mestre em Direito e MBA em Poder Judiciário (FGV-RJ), possui formação em neurociências e cognição pela PUC-RS. Professor da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), atuando como coordenador e conteudista do curso “Neurociências e Tomada de Decisão Judicial” (Enfam). É autor de livros jurídicos, dentre esses, o mais recente é “O Cérebro que Julga: neurociências para juristas” (2023). É membro de conselhos editoriais e parecerista de revistas ranqueados Qualis/CAPES.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231