Com uma programação voltada para a saúde física e emocional do homem, o Fórum Des. Sarney Costa realizou, nesta terça-feira (9/12) atividades para magistrados, servidores e demais colaboradores do órgão. Houve a palestra "O homem e sua saúde: cuidar é um ato de coragem", apresentação musical e café da manhã para os participantes.
O evento foi aberto com a palestra do psicólogo do Fórum de São Luís, Raimundo Ferreira Pereira Filho, que falou sobre a autossuficiência masculina, tabus e resistência cultural do homem em buscar ajuda, vida sexual, autocobrança e como tudo reflete na saúde do homem (hipertensão, problemas cardíacos, ansiedade). “O homem terceiriza para a mulher o autocuidado; ele não pede ajuda e não quer ajuda. Quem leva o homem ao médico é a mulher; é ela que agenda a consulta e, muitas vezes, ele não vai e quando vai ao médico a doença já se instalou, já está em situação crítica”, disse o psicólogo. Segundo ele, o homem não tem essa percepção do autocuidado.
Em seguida, o urologista Leudivan Nogueira realizou uma roda de conversa com os participantes sobre os diferentes aspectos da saúde masculina. O médico explicou, por exemplo, que a campanha Novembro Azul, inicialmente voltada para o câncer de próstata, atualmente aborda a saúde geral do homem, não se restringindo a doenças como câncer de próstata e outros.
Ao falar sobre longevidade, o clínico geral e médico naturalista Elizabetho Lima Trindade, explicou como os homens podem melhorar a saúde para viver mais e com qualidade de vida. “É preciso ir ao médico periodicamente, aprender a cuidar da própria saúde, não apenas para tratar doenças, mas, principalmente, para preveni-las. Você pode chegar aos 120 anos de idade, não como idoso doente, mas apenas como idoso”, afirmou. Ele destacou a importância da alimentação, atividade física e meditação para a imunidade e a melhoria da saúde masculina em geral.
O evento, realizado pela Diretoria do Fórum de São Luís, por meio do projeto Dire Apoia, contou com a parceria da Escola Superior da Magistratura (ESMAM). O objetivo foi integrar a prevenção e o autocuidado dos homens, com abordagem multidisciplinar para quebrar o silêncio e os tabus que cercam a saúde masculina.
Antes da palestra, houve apresentação musical (sax, voz e violão), com os músicos Rondinelle Cutrim e Zé Bamba, interpretando clássicos da MPB. O evento foi encerrado com um café da manhã para os participantes.
O evento voltado para a saúde do homem integra o projeto “Dire Apoia”, desenvolvido pela Diretoria do Fórum de São Luís para promover saúde, segurança e cidadania e bem-estar, apoiando iniciativas e eventos que visam ao fortalecimento de campanhas de conscientização sobre temas relevantes.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br