Poder Judiciário//Mídias/Notícias

ESMAM contribui para debates sobre educação judicial no Copedem em Curitiba

A desembargadora Sônia Amaral foi homenageada com a Medalha dos Fundadores do Copedem, comemorativa aos 20 anos da entidade

Publicado em 5 de Dez de 2025, 9h00. Atualizado em 5 de Dez de 2025, 11h51
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) participa, em Curitiba, dos debates nacionais sobre o futuro da educação judicial. A diretora da instituição, desembargadora Sônia Amaral, e o secretário-geral Carlos Belo representam a escola no LXI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), que encerra-se, nesta sexta-feira (5/12), no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

Com o tema “Escolas Judiciais em Rede: Inovação e Cooperação Global na Formação da Magistratura”, o encontro reúne dirigentes, magistrados(as), servidores(as), especialistas e representantes das escolas judiciais de todo o país para pensar, em conjunto, os próximos passos da formação continuada no Judiciário brasileiro — um esforço coletivo que tem ganhado força com o avanço das tecnologias, a internacionalização do conhecimento e o surgimento de novas demandas sociais.

A desembargadora Sônia Amaral destacou que a participação da ESMAM em mais uma edição do Copedem, fortalece sua atuação em rede e seu alinhamento aos debates mais avançados sobre educação judicial, inovação, competências digitais e cooperação técnica entre escolas. "É uma forma de integrar a nossa escola judicial nas construções coletivas que impulsionam a formação da magistratura em todo o país", reforçou.

 

Desembargadora Sônia Amaral com o desembargador Marco Villas Boas

A diretora foi homenageada com a Medalha dos Fundadores do Copedem, comemorativa aos 20 anos da entidade. A comenda, criada para reconhecer contribuições relevantes à formação jurídic, foi entregue aos(às) diretores(as) das escolas da magistratura e aos membros do conselho consultivo do Copedem, em celebração à memória de lideranças que marcaram a história do colegiado. 

DEBATES ESTRATÉGICOS

A programação começou nesta quinta-feira (4) com credenciamento e cerimônia de abertura conduzida pela presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, e com a presença de autoridades como o ministro Benedito Gonçalves (STJ) e o presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas.

Logo em seguida, ocorreram as homenagens do Copedem e o primeiro painel do encontro, dedicado ao vitaliciamento de magistrados, apresentado pelo desembargador Roberto Portugal Bacellar, diretor-geral da Ejud-PR.

Outro destaque do primeiro dia foi a apresentação sobre a Renejum – Rede Nacional das Escolas Judiciais e da Magistratura, reforçando a perspectiva colaborativa que orienta esta edição.

COOPERAÇÃO 

Na etapa científica, durante a tarde, o evento destacou temas decisivos para o fortalecimento das escolas judiciais:

  • informes gerais e calendário nacional das atividades para 2026;

  • apresentação do relatório final do Curso Conexões Globais, voltado à difusão de boas práticas internacionais;

  • debate sobre pós-graduação stricto sensu em rede, com participação de representantes da ALFA e do TRF5;

  • exposição conjunta da Ejud-PR e Emap sobre experiências institucionais;

  • painel sobre o funcionamento das escolas judiciais e desafios contemporâneos.

Em paralelo ao encontro principal, a Enfam promoveu oficinas especializadas na Ejud e na Emap, ampliando os espaços de formação e troca entre equipes pedagógicas e administrativas.

GOVERNANÇA DIGITAL

A sexta-feira (5) abriu com a eleição do novo colegiado para o biênio 2026–2027, seguida de discussões sobre Governança e Transformação Digital, conduzidas pelo professor doutor Humberto Xavier de Araújo (UFT), e sobre pós-graduação profissionalizante fora de sede, tema apresentado pelo professor doutor Tarsis de Oliveira Barreto (UFT).

O encontro encerra-se hoje com a leitura da Carta de Curitiba, documento que consolida diretrizes e compromissos das escolas judiciais para o próximo ciclo.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM 

 Instagram: @esmam_tjma 

Facebook: @esmam.tjma 

Youtube: @eadesmam 

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br 

Telefone: (98) 2055-2800

GALERIA DE FOTOS