A ação itinerante do 5º Juizado Cível e das Relações de Consumo de São Luís mobilizou as comunidades da área Itaqui Bacanga, oferecendo não apenas assistência jurídica, mas também serviços de saúde e cidadania. Participaram da ação parceiros como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Viva Procon/MA, a Defensoria Pública Estadual do Maranhão (DPE/MA), o SENAC, o Lins Clube São Luís e a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS), que prestaram diversos atendimentos.
O juiz Alexandre Abreu, do 5º Juizado Cível e das Relações de Consumo de São Luís, destacou a importância dos Juizados, que podem ser acionados sem a necessidade de acompanhamento de advogado. “Muitas vezes, o cidadão não consegue ir até o juizado para ser atendido. É hora de irmos até ele. No entanto, precisamos combinar esses esforços com outros serviços de interesse da comunidade para garantir que a cidadania seja cada vez mais respeitada”, afirmou.
A servidora Ana Carolina Viana detalhou os atendimentos realizados e as orientações fornecidas à população. “Hoje, estamos esclarecendo direitos nas diversas áreas, como família e registros públicos, além de direitos civis de maneira geral. Para casos mais complexos, encaminhamos para outras áreas, geralmente a Defensoria Pública, ou orientamos a pessoa a buscar um advogado para abrir o processo junto à justiça comum”, explicou.
Hévila Costa, enfermeira, falou sobre os atendimentos na área da saúde realizados no turno da manhã. “A pessoa já sai com encaminhamentos, se necessário, e também com a medicação. Fornecemos medicação básica em saúde, o que é extremamente benéfico para a comunidade”, comentou.

A ação foi encerrada com um casamento comunitário, realizado em parceria com o 2º Cartório de Registro Civil, beneficiando 50 casais da comunidade com a gratuidade do registro civil. A cerimônia ocorreu na Escola "Vicente Maia", onde os noivos foram recebidos em um espaço decorado para fotos, com a presença da banda da PMMA, brindes e um bolo decorativo.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br