O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) – por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social - e a Escola Superior da Magistratura (ESMAM) promoveram, nos últimos dias 13 e 14/6, o curso “Gestão de Organizações Sustentáveis e Indicadores de Sustentabilidade”, no auditório do Centro Administrativo, na Rua do Egito.
O objetivo da iniciativa, com carga horária de 16 horas, foi aperfeiçoar servidores e servidoras na temática socioambiental, possibilitar conhecimentos, metodologias e experiências em gestão de organizações sustentáveis e indicadores-chave de sustentabilidade.
A capacitação foi ministrada pela professora Dilma Lúcia Pimentel, doutora em Engenharia Civil, mestre em Sistema Integrado de Gestão (UFF), especialista em Gestão Sustentável (UFF) e Gestão Estratégica.
Durante o curso, participantes foram levados(as) à reflexão e ação em suas respectivas áreas de atuação, promovendo a sustentabilidade no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
O presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, desembargador Ricardo Duailibe, ressaltou a importância do curso para garantia do alinhamento do PLS-PJMA com a Agenda 2030 e com a Política de Sustentabilidade do Judiciário.
“Reafirmo o compromisso da Comissão Gestora e da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o aperfeiçoamento de uma cultura organizacional que possua a sustentabilidade como valor indissociável da gestão e dos objetivos estratégicos desta Corte”, pontuou.
CURSO
Fundamentos conceituais: Sustentabilidade, RSC e ESG, Fundamentos jurídicos e organizacionais, Inserção de questões socioambientais na matriz de risco das organizações, Ferramentas de adesão e monitoramento, Indicadores-chave de sustentabilidade, Estudos de caso em gestão sustentável, Implementação da gestão sustentável, Desafios e oportunidades foram alguns dos assuntos debatidos durante a capacitação.
O curso teve como intuito compreender os fundamentos da gestão sustentável, analisar casos práticos em gestão de organizações sustentáveis desenvolver habilidades para implementar práticas e processos sustentáveis, inserir conceitos de avaliação de desempenho para a sustentabilidade e identificar e aplicar indicadores de sustentabilidade relevantes para diferentes tipos de organizações.
Durante a sua apresentação, a professora Dilma Lúcia Pimentel falou sobre a importância da gestão socioambiental nas organizações. “É fundamental fazer um diagnóstico dos aspectos das atividades realizadas e dos impactos de cada uma dessas atividades, de forma isolada e depois unir todo mundo, para identificar os impactos positivos e negativos. É imprescindível fazer um planejamento com mudanças nos processos que são importantes para toda a sociedade e ser inclusivo com toda a comunidade”, frisou.
A juíza Auxiliar da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, Teresa Cristina Mendes, enfatizou a relevância do curso para o Poder Judiciário do Maranhão. “A palestrante Dilma trouxe um vasto conhecimento teórico e prático com grandes empresas, com atuação no mercado. E são muitas as óticas, as legislações, hoje, como a gente vem dizendo sempre. Essa questão da sustentabilidade não envolve só aquilo que a gente imagina de meio ambiente, de árvore, mas ela envolve um comportamento muito mais abrangente, que inclusive busca ter preocupações com os nossos contratos de compras, nas nossas construções civis, no nosso dia a dia, então impacta em muitos setores do Tribunal de Justiça”, disse.
O coordenador da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Vitor Nazareno, enfatizou o intuito do curso, no âmbito da Justiça. “Esse curso é importante para conectar os setores do Tribunal, para unificar o conhecimento e para que o Tribunal possa cumprir os objetivos, não só do PLS, mas também de sensibilizar os servidores da importância, da sustentabilidade, da responsabilidade social, para que o Tribunal cresça, alcance as pessoas e a sociedade como um todo”, falou.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370