O Conselho Nacional de Justiça realizará nos dias 1º e 2 de dezembro de 2025, o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), em Florianópolis/SC. O evento tem o objetivo de avaliar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, aprovar as Metas Nacionais e Específicas para 2026, bem como divulgar os tribunais agraciados com o Prêmio CNJ de Qualidade 2025.
O Encontro conta com a participação de presidentes e corregedores dos tribunais, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística.
A abertura oficial do evento será às 18h30 desta segunda-feira (1º/12) e contará com a participação do ministro Edson Fachin. O momento também contará com palestra magna concedida pela ministra Ellen Grace sobre o tema "CNJ - 20 anos depois: o que mudou no sistema de Justiça?" e por Oscar Vilhena Vieira, com o tema "O Poder Judiciário dos próximos 20 anos: o que esperar?".
O segundo dia de evento (2/12) será marcado pelo debate com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, além de reuniões setoriais dos tribunais, anúncio de metas nacionais do Poder Judiciário 2026 e dos macrodesafios para o Poder Judiciário 2027-2032.
PRÊMIO CNJ DE QUALIDADE 2025
O Prêmio CNJ de Qualidade é concedido anualmente durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário. A premiação tem o objetivo de estimular e reconhecer o desenvolvimento de mecanismos de governança e gestão no Poder Judiciário, contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional e promover a transparência e a melhoria na prestação de informações.
A avaliação é baseada em um sistema de pontuação estruturado a partir das políticas judiciárias previstas em regulamento. São considerados mais de 50 critérios, desdobrados em mais de 150 itens avaliativos, totalizando aproximadamente 2.300 pontos possíveis — com adaptações específicas para cada ramo da Justiça. Os tribunais de todo país serão avaliados nos eixos Governança, Dados e Tecnologia, Produtividade e Transparência, podendo ser premiados com os selos Excelência, Diamante, Ouro ou Prata.
O Tribunal de Justiça do Maranhão recebeu selo ouro nos dois anos anteriores e neste ano, já alcançou 100% no eixo transparência.
SERVIÇO
O quê: 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ)
Data: 1 e 2 de dezembro
Local: Centro Integrado de Cultura (CIC) – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica – Florianópolis/SC
Público-alvo: presidentes e corregedores dos tribunais, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055 2026