Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA promove curso de defesa pessoal para oficiais de justiça em Santa Inês

Capacitação teve 32 horas/aula e foi ministrada pelo Policial Federal Sandro Avelar

Publicado em 12 de Nov de 2025, 11h10. Atualizado em 12 de Nov de 2025, 11h16
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar, em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esmam), promoveu o curso “Segurança Pessoal no Cumprimento de Mandados”, voltado para oficiais de justiça do Polo Judicial de Santa Inês, entre os dias 4 e 7 de novembro. A capacitação, com carga total de 32 horas/aula, foi ministrada pelo policial federal Sandro Avelar e contou com a coordenação do tenente coronel Pinheiro.

A ação integrou um conjunto de iniciativas institucionais que visam fortalecer a política de segurança e a proteção física e psicológica dos servidores do Poder Judiciário e contou  com apoio logístico dos agentes de segurança sargento Gustavo, soldado Danyelly e soldado Vanessa.

Três pessoas estão engajadas em um exercício em uma sala de paredes brancas e chão de tatame escuro. No centro, um homem de camiseta azul marinho e jeans está de costas para a câmera, com as mãos na cabeça em posição de defesa. À sua frente, uma mulher de blusa marrom e calça preta segura um aparador de chute ou soco retangular, grande e vermelho, escrito "FHERAS" em branco, na altura do rosto do homem. À direita, um homem de camisa escura e jeans também segura um aparador vermelho, voltado para o homem central. Ao fundo, um terceiro indivíduo segura outro aparador. A cena sugere um treinamento de impacto ou defesa contra agressão.

De acordo com a Diretoria de Segurança Institucional, coronel Claridelma Mesquista, o curso atendeu à solicitação da comarca de Santa Inês, visando atender a necessidade de ampliar a capacitação voltada à segurança dos oficiais de justiça, constantemente expostos a situações de risco e imprevisibilidade durante o cumprimento de mandados judiciais.

“O objetivo é garantir que os oficiais de justiça estejam tecnicamente preparados para planejar diligências com segurança, adotar medidas preventivas e agir de forma adequada em cenários de risco, preservando suas vidas e contribuindo para a eficiência da prestação jurisdicional”, frisou.

METODOLOGIA

Durante quatro dias de formação, os/as participantes receberam instruções teóricas e práticas sobre proteção pessoal, planejamento operacional, análise de risco, defesa pessoal e primeiros socorros, com ênfase em posturas preventivas e estratégias de sobrevivência urbana.

O conteúdo programático incluiu temas como:

  • Segurança pessoal em vias públicas e familiar;
  • Técnicas básicas de reação, fuga e defesa de terceiros;
  • Planejamento operacional e análise criminal;
  • Estudo do ciclo OODA (Observar, Orientar, Decidir e Agir);
  • Combate em vias públicas e ambientes confinados;
  • Uso e defesa de bastões, lâminas e armas de fogo;
  • Noções de primeiros socorros e resiliência psicológica.

A metodologia priorizou a simulação de situações reais enfrentadas pelos oficiais de justiça, com o intuito de reforçar a capacidade de tomada de decisão sob pressão e promover uma atuação mais segura e eficaz.

No centro da imagem, um homem vestindo uniforme camuflado está de frente para a câmera e gesticula com as mãos, os cotovelos dobrados. Quatro pessoas (duas mulheres à esquerda, uma mulher e um homem à direita) estão em pé e observam a instrução. Duas pessoas estão parcialmente visíveis ao fundo, entre o grupo. O chão é coberto por tatames escuros. Dois cones de trânsito laranja e brancos estão posicionados à frente do instrutor. As paredes são brancas, e no canto superior direito, há um ar-condicionado.

O curso foi conduzido por Sandro Avelar, policial federal, bacharel em Direito e pós-graduado em  Processo Penal e Docência do Ensino Superior. Ele é instrutor de tiro e taser, faixa preta em Jiu-Jitsu, Krav Maga e Arnis Kali, especialista em segurança de autoridades e imobilização policial, além de veterano dos Grupos de Pronta Intervenção da Polícia Federal.

Avelar é também autor do livro Rota Segura e criador dos cursos Knife Operator, Gun Retention Combat e GT de Sobrevivência Feminina.

Oito homens e seis mulheres estão dispostos em duas filas. A maioria está em pé na fileira de trás, e dois homens estão ajoelhados ou agachados na frente. No centro da foto, duas pessoas seguram horizontalmente uma bandeira preta com um emblema redondo em cores dourado, vermelho e azul, e a sigla "DSGM" acima. As pessoas vestem uma variedade de roupas, que vão desde uniformes táticos de cores cáqui e preta (algumas mulheres nas laterais) e vestimentas de cor laranja forte, até roupas casuais como jeans, camisetas e camisas polo. O homem ajoelhado mais à frente veste um uniforme camuflado. O chão é coberto por tatames escuros.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS