Com um trabalho focado na eficiência da prestação jurisdicional, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu, na quinta-feira (6/11), o projeto "Diálogos do Centro de Inteligência". O encontro, realizado na sede do Tribunal, reuniu assessores de gabinetes do 2º Grau para debater a aplicação prática de Notas Técnicas aprovadas pelo Centro de Inteligência (CIJEMA) no primeiro semestre de 2025.
A reunião de diálogo foi coordenada pelo presidente da Comissão Gestora de Precedentes, desembargador Raimundo José Barros de Sousa, e contou com a participação do juiz André Bezerra Ewerton Martins, coordenador do CIJEMA.
O debate focou nas Notas Técnicas n. 10/2025 e 11/2025. A primeira (NT 10) orienta sobre a Modulação da Gratuidade da Justiça, destacando a análise criteriosa dos pedidos para a aplicação de redução percentual ou parcelamento das custas, conforme autoriza o CPC e a lei estadual, visando o equilíbrio entre o acesso à justiça e a sustentabilidade do sistema, que evita a renúncia de receitas e promove a redução do risco moral.
A segunda (NT 11) trata do Enfrentamento à Litigância Abusiva, alinhada à Recomendação CNJ n.º 159/2024, e foca no enquadramento de condutas abusivas como litigância de má-fé, especialmente em demandas massificadas.
Segundo o coordenador do Centro de Inteligência, juiz André Bezerra Ewerton Martins, o diálogo foi muito produtivo. "Percebemos uma boa participação e tivemos uma valiosa oportunidade para apresentar o resultado dos estudos do CIJEMA e das Notas Técnicas, que visam apoiar o trabalho de magistrados e servidores no sentido de uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente", destacou.
Novas Orientações Aprovadas
Na mesma tarde, a Comissão Gestora de Precedentes reuniu-se e aprovou mais duas Notas Técnicas elaboradas pelo CIJEMA, que reforçam o combate ao abuso processual e o estímulo à autocomposição:
As novas Notas Técnicas seguem para publicação e reforçam o compromisso do TJMA em aprimorar a gestão processual e a eficiência da Justiça.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023