Na manhã desta terça-feira (4/11), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, conduziu por videoconferência uma reunião técnica com magistrados/as e servidores/as do polo judicial de Itapecuru-Mirim, como parte da programação dos Encontros Regionais. Conectado diretamente da sede da Presidência, em São Luís, o desembargador abordou temas centrais da atuação judicial, com ênfase na valorização do bem-estar físico e mental dos profissionais da Justiça.
Durante sua fala, o presidente celebrou os 212 anos do TJMA, agradeceu a participação das equipes do polo nos encontros regionais e incentivou a troca de experiências entre magistrados/as e servidores/as, como forma de ampliar capacitações e fortalecer a atuação institucional. Entre os pontos de destaque, ressaltou que o aumento da demanda judicial é um sinal positivo de que a população acredita na Justiça. Ele também fez um apelo para que todos cuidem da saúde e do bem-estar, reforçando que o trabalho só é sustentável quando há equilíbrio entre vida pessoal e profissional. “Cuidem de si, da família e de quem se ama”, afirmou.
O presidente também reforçou a importância do engajamento com as comunidades locais e da atenção às populações mais vulneráveis, destacando o papel social da Justiça para além dos processos judiciais. Reafirmou, ainda, o compromisso de garantir a nomeação de juízes titulares para todas as comarcas do Estado. Froz Sobrinho concluiu a reunião técnica com orientações práticas e palavras de incentivo às equipes.

Presidente Froz Sobrinho (blazer azul escuro), em São Luís, ao lado de juízes auxiliares (foto: Luis Marcelo)
Façam o melhor trabalho possível, cuidem do local de trabalho como se fosse a casa de vocês. Contem comigo para pensar, resolver e solucionar as demandas mais difíceis”, disse.
CORREGEDORIA DO EXTRAJUDICIAL
O corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, reuniu-se com juízes e juízas responsáveis pelos registros públicos nas comarcas do polo de Itapecuru-Mirim. Durante o diálogo, o desembargador apresentou um panorama das ações estratégicas da Corregedoria voltadas à melhoria dos serviços cartorários, destacando o papel dos juízes como corregedores permanentes das serventias extrajudiciais.

Corregedor do Extrajudicial com juízes e juízas de Registro Público do polo de Itapecuru-Mirim
Acompanhado pela juíza auxiliar Laysa Mendes e pelo juiz auxiliar André Bogéa, o corregedor compartilhou diretrizes normativas sobre inspeções ordinárias e extraordinárias, visitas técnicas e atribuições dos juízes corregedores permanentes. A apresentação reforçou a importância da atuação estratégica da Corregedoria na indução de boas práticas e na padronização dos serviços extrajudiciais em todo o estado.
Nosso objetivo é fortalecer a atuação fiscalizatória e garantir que os cartórios funcionem com maior eficiência, transparência e respeito ao cidadão. Para isso, conto com o apoio ativo dos juízes corregedores permanentes, que são peças fundamentais nesse processo de aprimoramento contínuo”, frisou o corregedor.
SISTEMA DE CUSTAS
Outro destaque da manhã foi a oficina “Sistema Gerador de Custas – FERJ”, conduzida por Ricardo Gomes Castro, analista judiciário do Fundo Especial do Judiciário (FERJ). A atividade apresentou as atualizações da legislação estadual sobre custas judiciais e detalhou funcionalidades do sistema digital que vem sendo aprimorado pelo TJMA. Foram abordados temas como parcelamento, antecipação de custas, atos isolados e intermediações processuais, com base na Lei Estadual nº 12.193/2023.

Equipes atentas às explicações na oficina sobre Sistema Gerador de Custas
A oficina também trouxe reflexões sobre a modulação da gratuidade da justiça, com base na Nota Técnica nº 1/2025 do Cijema. Ricardo destacou que o sistema permite cálculos automáticos e emissão de certidões gratuitas, reforçando o compromisso do TJMA com a transparência e a eficiência na prestação jurisdicional.
TABELAS PROCESSUAIS
Para concluir a programação do segundo dia do Encontro Regional no polo de Itapecuru-Mirim, as equipes de Anajatuba, Arari, Cantanhede, Icatu, Morros, Rosário, Santa Rita e Vargem Grande dialogaram com o chefe da área negocial da Coordenadoria do PJe/TJMA, Ricardo Dias (no destaque da imagem abaixo).

O tema do debate foi a gestão das Tabelas Processuais Unificadas (TPUs). Foram discutidos os desafios da implementação das tabelas e a importância da uniformização das movimentações processuais. Os(as) participantes esclareceram dúvidas e contribuíram com sugestões para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão estratégica no âmbito do Judiciário maranhense.
PROGRAMAÇÃO
A programação desta quarta-feira (5/11) contará com apresentações sobre o controle da disciplina no TJMA, indicadores da conciliação no Prêmio CNJ de Qualidade, Inteligência Artificial, encontro de facilitadores, dentre entre outras temáticas. Clique aqui e acesse a programação completa do evento.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023