Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA comemora Dia do Servidor e da Servidora em ano de desempenho inédito

Festa com mais de 1.200 de pessoas também celebrou resultado preliminar de quase sete pontos percentuais acima do desempenho obtido pelo Judiciário em premiação nacional em 2024

Publicado em 24 de Out de 2025, 16h34. Atualizado em 24 de Out de 2025, 20h59
Por Asscom/TJMA

Em dia de confraternização antecipada, o Judiciário maranhense comemorou, nesta sexta-feira (24/10), o Dia do Servidor e da Servidora – cuja data oficial é 28 de outubro. Mais de 1.200 pessoas que trabalham em varas, juizados, gabinetes e setores administrativos fizeram a festa no Palazzo Eventos (Araçagi), num ano em que o Tribunal de Justiça do Maranhão conquistou desempenho inédito em suas políticas judiciárias.

Resultado preliminar apresentado pelo Prêmio CNJ de Qualidade 2025, neste mês, indica o TJMA com uma pontuação média de 85,2%, quase sete pontos percentuais acima do valor consolidado no ano passado (78,5%), quando ganhou Ouro na premiação nacional.

O evento reuniu servidores e servidoras da Comarca da Ilha de São Luís, que abrange os Termos Judiciários de São Luís, Paço Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, e de comarcas do interior do Estado, com a presença de desembargadoras, desembargadores, juízas e juízes.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho - acompanhado pelos desembargadores José Luiz Almeida (corregedor-geral de Justiça), Raimundo Bogéa (vice-presidente), Ricardo Duailibe e a desembargadora Márcia Chaves - enalteceu a atuação dos mais de seis mil servidores e servidoras que se empenharam, ao longo do ano, para garantir uma prestação de serviços eficientes à população e a representantes dos órgãos que compõem o sistema de Justiça no Estado.

Durante a comemoração, o presidente destacou a importância da valorização dos servidores e da missão do Judiciário em alcançar os que mais precisam. Em discurso emocionado, ele lembrou que a Justiça é feita para todos/as e que o empenho da equipe deve sempre refletir em ações concretas de cidadania e inclusão.

Se hoje comemoramos com saúde, dedicação e capacitação, é porque temos consciência de que nosso trabalho é para aqueles que não têm casa, comida ou roupa lavada. Justiça é acesso, é conexão, é cidadania”, afirmou.

Encerrando sua fala, o presidente convidou todos os presentes a brindarem à vida, à saúde e ao trabalho realizado, reforçando o espírito de gratidão e esperança que marcou a celebração. O presidente também agradeceu o trabalho desenvolvido por sua equipe de juízes auxiliares, à diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Palácio, e a todos os diretores e diretoras, coordenadores/as, chefes de divisão, e disse que fez o possível para atender todos os requerimentos feitos pelo sindicato que representa os servidores/as, Sindjus, que mantém diálogo com o presidente desde o primeiro dia da atual gestão.

A diretora de Recursos Humanos do Tribunal, Diana Bastos, destacou o trabalho conjunto das diretorias do Judiciário maranhense e agradeceu pela dedicação de todas para a realização do evento.

“Hoje é um dia festivo e comemorativo por tantas conquistas alcançadas durante este ano pelos servidores e servidoras da Justiça maranhense. Gratidão a todos e a todas pela presença e energia positiva e pelo empenho e dedicação no trabalho diariamente. Nosso evento foi pensado com muito amor e carinho pra vocês, que merecem o melhor!”, disse.

Durante o evento, o diretor financeiro Amudsen Bonifácio ressaltou que a iniciativa representa  esforços coletivos da atual gestão em reconhecimento ao trabalho realizado com tanta dedicação e empenho.. 

“Os anúncios vêm para premiar todo um esforço de um ano muito produtivo, em busca dos melhores resultados. Estamos na perspectiva de ter um reconhecimento via Selo de Qualidade  CNJ, que vai trazer inúmeras melhorias.. Então, a nossa expectativa é que possamos potencializar tudo que foi anunciado hoje”, frisou.

A servidora da 1ª Vara das Execuções Penais do Termo Judiciário de São Luís, Thainan Laís Macedo Castro disse que a festa estava muito organizada

. "É uma satisfação muito grande estar aqui. O sentimento que eu tenho é de gratidão. A minha felicidade é saber que através do nosso trabalho, estamos mudando destinos”, comentou.

A servidora Camila Tavares, lotada na Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia disse que é a segunda vez que participou da festa do servidor e que foi muito boa.

“A festa está muito animada, e tudo muito organizado. Estou bem feliz”, comentou.

MELHORIAS

Por determinação do presidente do TJMA, a diretora de Recursos Humanos, Diana Batos, e o diretor financeiro, Amudsen Bonifácio, fizeram os anúncios das melhorias salariais e sociais para os servidores e servidoras da instituição:

  • - Reposição inflacionária no percentual de 5,35%, a partir de janeiro de 2026;
  • - Reajuste no Auxílio-alimentação no percentual de 33%, a partir de janeiro de 2026;
  • - Reajuste no Auxílio-saúde, a partir de 16% (considerando as faixas de idade), também a partir de janeiro de 2026;
  • - Pagamento da Gratificação por Produtividade Judiciária (GPJ) em 150% (se confirmado o Selo Diamante);
  • - Edital de compra de 10 dias de férias, referente aos períodos não gozados de 2022, 2023 e 2024 será assinado no próximo mês de novembro;
  • - Bônus para estagiários e residentes, em valor a ser definido posteriormente (se confirmado o Selo Diamante);
  • - Bonificação natalina no valor de duas vezes e meia do auxílio-alimentação atual, pagos de duas vezes (novembro e dezembro/2025;
  • - Venda dos 10 dias de férias, referente ao período de 2026, ocorrerá no mês de aniversário do/a servidor/a, para quem optar pela venda;
  • - Indenização dos 45 dias restantes de licença-prêmio após tramitação e aprovação de projeto de lei;

Após os anúncios, foram sorteados vários prêmios.

Veja mais fotos no álbum de Ribamar Pinheiro


 


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS