Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Poder Judiciário apresenta Proposta Orçamentária 2026 com foco em valorização e eficiência

Publicado em 23 de Out de 2025, 9h35. Atualizado em 23 de Out de 2025, 11h17
Por Juliana Mendes

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou nessa quarta-feira (22/10), reunião conjunta da Comissão Técnica Permanente de Planejamento, Orçamento e Gestão e dos Comitês Orçamentários de 1º e 2º Graus, para apresentação da Proposta Orçamentária do Poder Judiciário para o exercício de 2026. O encontro foi conduzido pelo presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, com apresentação técnica feita pelo diretor financeiro do Tribunal, Amudsen da Silveira Bonifácio.

A reunião teve a participação do corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos; do vice-presidente do TJMA, desembargador Raimundo Bogea; do desembargador Tyrone Silva; das desembargadoras Francisca Galiza e Márcia Chaves; dos juízes auxiliares da Presidência, Gladiston Cutrim e Douglas Lima da Guia; da juíza Suely Feitosa, representando a AMMA, do presidente do Sindjus/MA, George Ferreira; e do diretor financeiro do Sindjus, Márcio Luís Andrade.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, destacou o trabalho intenso das equipes técnicas na construção de uma proposta equilibrada e transparente, ressaltando as diversas rodadas de negociação interna e externa que antecederam o documento final, fortalecendo a gestão orçamentária responsável e planejada enquanto um trabalho permanente.

Froz Sobrinho agradeceu pela postura harmoniosa e colaborativa dos poderes Executivo e Legislativo, destacando a importante participação das entidades representativas — Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus/MA) —, além da colaboração da Diretoria Geral, sob comando da juíza Ticiany Gedeon Palácio, e da Diretoria Financeira, responsável pela concepção dos estudos que fundamentam a proposta.

Durante a apresentação da proposta orçamentária final para 2026,  o diretor financeiro, Amudsen Bonifácio, destacou o aumento da demanda dos serviços jurisdicionais no âmbito estadual nos últimos anos, passando de 217 mil processos em 2009 para 1,043 milhão em 2024.

A proposta orçamentária para 2026 prevê crescimento em relação a 2025, com ênfase em valorização de magistrados/as e servidores/as, modernização tecnológica e fortalecimento da gestão financeira dos fundos especiais. Entre os pontos da proposta, destacam-se a atualização nas tabelas de vencimentos; ampliação dos auxílios alimentação e saúde; e investimentos estratégicos em infraestrutura e capacitação.

O vice-presidente do TJ, desembargador Raimundo Bogea, frisou a importância do diálogo institucional para avanço das etapas regulares da proposta. 

O presidente do Sindjus/MA, George Ferreira, reconheceu a disponibilidade que a atual gestão tem mantido para o diálogo e a disposição em resolver pendências, o que permitiu avanços em pautas como o auxílio-alimentação e a melhoria do ambiente de trabalho, apontando parceria como fundamental para a defesa dos direitos da categoria. 

“Nosso objetivo é reivindicar e defender a pauta do servidor, mas contribuindo para a administração porque o nosso objetivo é único, ou seja, levar a justiça para o cidadão”, observou.

 

Froz Sobrinho concluiu o encontro reafirmando a missão institucional do Judiciário estadual de entregar a justiça cada vez mais eficiente e próxima do cidadão.

“Reflete o compromisso do Judiciário maranhense com a responsabilidade fiscal, a valorização de pessoas e a melhoria contínua dos serviços à sociedade”, enfatizou.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS