Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Cemulher realiza palestra para mulheres do projeto Wonder Woman

O projeto é idealizado e coordenado pela diretora proprietária do Grupo COC São Luís, Lou Marques, parceira da Cemulher, por meio do programa "Valoriza Mulher"

Publicado em 22 de Out de 2025, 12h00. Atualizado em 29 de Out de 2025, 12h26
Por Ascom/TJMA

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão – Cemulher realizou, no dia 18 de outubro, palestra para mulheres do projeto Wonder Woman, a convite de Lou Marques, idealizadora e coordenadora do projeto. A atividade, voltada para 60 mulheres, aconteceu no Grupo Educacional COC, avenida dos Holandeses – Calhau, local onde o projeto é desenvolvido. 

Representando a Cemulher, estiveram presentes o coordenador administrativo Arthur Darub e a assistente social Josemary Almeida. A atividade, conduzida por Arthur Darub, aconteceu de forma dinâmica, com ampla participação das mulheres presentes, com reflexões ricas e emocionantes. Na ocasião, foi desenvolvido o programa Maria da Penha no Cotidiano, onde foram abordados a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), os diferentes tipos de violência doméstica e familiar, o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência, bem como, o papel da Rede de Proteção e da sociedade no enfrentamento às violências contra as mulheres. Ao final, todas receberam cartilhas informativas produzidas pela equipe da Coordenadoria.

O Grupo COC São Luís é parceiro da Cemulher, por meio do programa “Valoriza Mulher” — que mobiliza empresas para o desenvolvimento de ações voltadas à igualdade de gênero e combate às violências, com certificação anual das instituições comprometidas com essa causa.

PROJETO  WONDER WOMAN 

Alinhado com a missão do Grupo educacional  COC - São Luís o projeto de Impacto Social Wonder Woman é desenvolvido em parceria com instituições, empresas e voluntários comprometidos com a transformação social. O projeto, que já impactou vidas de mais de 400 mulheres, está na 8ª edição e possui o objetivo de desenvolver o perfil empreendedor de mulheres em situação de vulnerabilidade social de São Luís/MA, promovendo a criação e/ou fortalecimento de negócios liderados por elas. Tem como público-alvo mulheres com, no mínimo, ensino fundamental completo e renda familiar de até 2 salários mínimos. Além da capacitação técnica, o projeto fomenta o empreendedorismo feminino, resgata autoestima, amplia horizontes e contribui para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e economicamente ativa.

Lou Marques, idealizadora do projeto e diretora proprietária do Grupo COC São Luís, expressou sua gratidão com a palestra realizada: “Foi um momento de grande aprendizado, acolhimento e reflexão. As mulheres do projeto puderam se abrir, compartilhar suas histórias e perceber que não estão sozinhas — e isso só foi possível graças à forma sensível, dinâmica e esclarecedora com que o tema foi abordado. A violência contra a mulher é um assunto que precisa estar sempre em pauta, e o trabalho desenvolvido pela Coordenação da Mulher do TJMA é fundamental nesse processo, pois orienta, acolhe e esclarece, oferecendo caminhos de proteção e esperança. Gratidão por essa parceria e por nos ajudarem a fortalecer o propósito de transformar vidas por meio da informação, da empatia e do respeito”.

MARIA DA PENHA NO COTIDIANO

Lançado no ano de 2014 pela CEMUHER, o programa “Maria da Penha no Cotidiano” busca difundir, em todo o Maranhão, a Lei Maria da Penha, com foco na promoção de mudanças culturais e comportamentais e no fortalecimento da responsabilidade coletiva para a erradicação da violência doméstica e familiar.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

 

GALERIA DE FOTOS