A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão – Cemulher realizou, no dia 18 de outubro, palestra para mulheres do projeto Wonder Woman, a convite de Lou Marques, idealizadora e coordenadora do projeto. A atividade, voltada para 60 mulheres, aconteceu no Grupo Educacional COC, avenida dos Holandeses – Calhau, local onde o projeto é desenvolvido.

Representando a Cemulher, estiveram presentes o coordenador administrativo Arthur Darub e a assistente social Josemary Almeida. A atividade, conduzida por Arthur Darub, aconteceu de forma dinâmica, com ampla participação das mulheres presentes, com reflexões ricas e emocionantes. Na ocasião, foi desenvolvido o programa Maria da Penha no Cotidiano, onde foram abordados a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), os diferentes tipos de violência doméstica e familiar, o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência, bem como, o papel da Rede de Proteção e da sociedade no enfrentamento às violências contra as mulheres. Ao final, todas receberam cartilhas informativas produzidas pela equipe da Coordenadoria.
O Grupo COC São Luís é parceiro da Cemulher, por meio do programa “Valoriza Mulher” — que mobiliza empresas para o desenvolvimento de ações voltadas à igualdade de gênero e combate às violências, com certificação anual das instituições comprometidas com essa causa.
PROJETO WONDER WOMAN
Alinhado com a missão do Grupo educacional COC - São Luís o projeto de Impacto Social Wonder Woman é desenvolvido em parceria com instituições, empresas e voluntários comprometidos com a transformação social. O projeto, que já impactou vidas de mais de 400 mulheres, está na 8ª edição e possui o objetivo de desenvolver o perfil empreendedor de mulheres em situação de vulnerabilidade social de São Luís/MA, promovendo a criação e/ou fortalecimento de negócios liderados por elas. Tem como público-alvo mulheres com, no mínimo, ensino fundamental completo e renda familiar de até 2 salários mínimos. Além da capacitação técnica, o projeto fomenta o empreendedorismo feminino, resgata autoestima, amplia horizontes e contribui para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e economicamente ativa.

Lou Marques, idealizadora do projeto e diretora proprietária do Grupo COC São Luís, expressou sua gratidão com a palestra realizada: “Foi um momento de grande aprendizado, acolhimento e reflexão. As mulheres do projeto puderam se abrir, compartilhar suas histórias e perceber que não estão sozinhas — e isso só foi possível graças à forma sensível, dinâmica e esclarecedora com que o tema foi abordado. A violência contra a mulher é um assunto que precisa estar sempre em pauta, e o trabalho desenvolvido pela Coordenação da Mulher do TJMA é fundamental nesse processo, pois orienta, acolhe e esclarece, oferecendo caminhos de proteção e esperança. Gratidão por essa parceria e por nos ajudarem a fortalecer o propósito de transformar vidas por meio da informação, da empatia e do respeito”.
MARIA DA PENHA NO COTIDIANO
Lançado no ano de 2014 pela CEMUHER, o programa “Maria da Penha no Cotidiano” busca difundir, em todo o Maranhão, a Lei Maria da Penha, com foco na promoção de mudanças culturais e comportamentais e no fortalecimento da responsabilidade coletiva para a erradicação da violência doméstica e familiar.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026