Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Atendimento de informática do TJMA agora pelo WhatsApp

Nova plataforma com assistente virtual inteligente moderniza o suporte técnico, faz triagem automática e direciona demandas para atendentes especializados

Publicado em 17 de Out de 2025, 8h00. Atualizado em 17 de Out de 2025, 11h34
Por Danielle Limeira

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) lançou uma nova plataforma de atendimento de informática por meio do WhatsApp, com o objetivo de tornar o suporte técnico mais ágil, prático e eficiente. A iniciativa integra as ações de modernização tecnológica do Tribunal e foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), em parceria com o Laboratório de Inovação do TJMA (Toada Lab).

O novo canal de atendimento, disponível pelo número +55 (98) 2055-2054, amplia o acesso dos usuários/as aos serviços de suporte em informática, atendendo tanto o público interno quanto o público externo — que inclui servidores e servidoras de outras instituições do sistema de Justiça e também a população em geral.

Entre as principais demandas atendidas estão problemas de suporte de TI, acesso a e-mails institucionais, dificuldades em sistemas internos do Judiciário, além de solicitações de acesso ao PJe (Processo Judicial Eletrônico) e a outros sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tanto para o público interno quanto externo.

Um dos diferenciais da ferramenta é o uso de um chatbot (assistente virtual) inteligente, que realiza a triagem inicial do atendimento. “O chatbot identifica o perfil do usuário, faz uma triagem e já coleta todos os dados necessários para direcionar o atendimento ao entendimento específico, permitindo que o melhor atendente possa solucionar aquela demanda”, explicou Giuliano Ricci, servidor do TJMA e desenvolvedor da solução.

Antes, esse processo de triagem não era automatizado. Agora, o chatbot realiza o trabalho de forma autônoma, encaminhando as solicitações diretamente para o atendente mais capacitado, conforme o tipo de problema relatado. Ao final do processo, o sistema ainda solicita uma breve descrição do problema, otimizando a comunicação e acelerando a resolução.

O projeto foi supervisionado por Givanildo Marques, coordenador de Atendimento ao Usuário da DTIC, e contou com o apoio estratégico do Toada Lab, coordenado pelo juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior. A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação é liderada por Cláudio Henrique Carneiro Sampaio.

NOVOS MEIOS DE ACESSO E ASSISTENTES VIRTUAIS

As unidades do Judiciário maranhense que tiverem interesse em implementar soluções automatizadas semelhantes poderão solicitar a criação de novos assistentes virtuais, "bots", diretamente à Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Em breve, o atendimento de informática via WhatsApp também contará com um botão de acesso rápido ao WhatsApp Web no Portal do Judiciário (www.tjma.jus.br), facilitando ainda mais o contato pelo computador.

Com a nova plataforma, o TJMA reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência nos serviços prestados, promovendo um atendimento mais moderno, acessível e eficiente para toda a comunidade judicial e para a sociedade.

SERVIÇO
O quê: Novo atendimento de informática via WhatsApp do TJMA
Número: +55 (98) 2055-2054
Público-alvo: Magistrados, magistradas, servidores, servidoras, integrantes de outras instituições do sistema de Justiça e público em geral.

Para saber mais, assista ao vídeo explicativo, abaixo:
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS