Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA articula criação do Centro Integrado da Justiça Juvenil em Imperatriz

Publicado em 15 de Out de 2025, 10h30. Atualizado em 15 de Out de 2025, 11h53
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude  (CIJ), promoveu reunião conduzida pela desembargadora Francisca Galiza, com representantes de diversos órgãos do Sistema de Justiça para discutir a criação do Centro Integrado da Justiça Juvenil no município de Imperatriz.  

O encontro, que ocorreu de forma híbrida, teve como objetivo alinhar estratégias voltadas à implementação do Centro em prol de adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles em conflito com a lei.

Durante o diálogo, a desembargadora Francisca Galiza destacou que o projeto visa promover uma resposta mais célere, articulada e humanizada às demandas que envolvem a infância e a juventude.

“O Centro Integrado pretende reunir, em um mesmo espaço, os principais atores do Sistema de Justiça, possibilitando uma atuação conjunta, resolutiva e centrada na proteção integral de crianças e adolescentes”, afirmou a magistrada.

Os participantes reforçaram a importância da iniciativa para o município de Imperatriz, que é polo regional e concentra grande volume de demandas na área da infância e juventude. Como encaminhamento da reunião ficou definido que o espaço destinado ao Centro Integrado seria avaliado mais uma vez pela equipe da FUNAC, bem como outros espaços com capacidade para sediar o Centro seriam visitados para locação. Por fim, o grupo decidiu agendar novas reuniões para acompanhamento das ações.

Participaram da reunião a coordenadora de Gerenciamento de Comitês e Comissões de Políticas Judiciárias, Milena de Bonis Faria; o juiz titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Imperatriz, José Francisco de Souza Fernandes; o  juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude, José do Santos Costa; o assessor especial da Diretoria de Engenharia e Arquitetura do TJMA, Gustavo Oliveira Brasil.  

Representando o Ministério Público, a promotora da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, Patrícia Ferreira; o promotor Jadilson Cirqueira de Souza, respondendo pela 7ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz; o servidor da 9ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, Cristiano André Cardoso; e a assessora da 7ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, Yasmin Sales de Oliveira, além do presidente da FUNAC, Sorimar Saboia e  do Diretor-Geral da DPE/MA, Luís Otávio Moraes.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026


 

GALERIA DE FOTOS