Analista de crédito e cobrança, Mayara Marinho chegou ao estacionamento da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, onde estava a unidade móvel do projeto Conciliação Itinerante, do Tribunal de Justiça do Maranhão, com uma missão: fechar acordo da empresa para a qual trabalha com uma cliente. Quando saiu do ônibus, nessa quinta-feira (25/9), pouco depois do meio-dia, Mayara e o engenheiro civil Júlio Sambaíba tinham em mãos o documento que oficializava a união estável do casal, com intermediação do conciliador Manoel Ramos.
Eu vim, através da empresa, para fazer conciliação, representando a empresa em que eu trabalho, e aproveitei para fazer a união estável", confirmou Mayara Marinho, que convocou Júlio por telefone, enquanto fechava negócio.
E Júlio atendeu ao chamado de imediato.
Na hora. Eu estava com várias demandas, inclusive. Foi meio de repente, mas eu consegui. Meio-dia, hora de almoço, deu para fazer tranquilo. De manhã, eu estava solteiro, agora a união estável é oficial", sorriu Júlio Sambaíba.
Em pouco tempo, Mayara realizou um desejo pessoal e deixou o chefe satisfeito. O acordo fechado por ela com a cliente da empresa contribuiu também para que a iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA acumulasse mais de R$ 1,2 milhão em valores movimentados, em 351 audiências realizadas, com 62,96% de acordos feitos, nos quatro primeiros dias de ação em comarcas da Região Tocantina.
O coordenador do Nupemec, juiz Rodrigo Nina, falou sobre o trabalho desenvolvido pela Conciliação Itinerante ao promotor de Justiça Carlos Róstão Martins Freitas, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, que esteve no ônibus nessa quinta-feira.
Com intermediação do conciliador Gustavo Garcia, Fernanda de Sousa chegou a um acordo que lhe garantiu uma redução de mais de 50% no valor dos juros, no débito que tinha com uma empresa.
Essa negociação ficou bem boa pra mim, porque cabe dentro do meu bolso, né?", considerou dona Fernanda, que participou do acordo, por meio do seu celular.
Nos quatro dias da atual etapa, foram realizadas 171 audiências pré-processuais (antes do ajuizamento de ação na Justiça) e 180 processuais, com um total de 221 acordos feitos. Houve, ainda, 73 encaminhamentos, 16 orientações jurídicas e seis coletas de material genético para exames de DNA, para averiguação de paternidade.
Nesta sexta-feira (26/9), o projeto atende a população de João Lisboa, na Praça Emival Mota (22 de dezembro), Centro, das 8h às 17h.
O agendamento prévio para o evento poderá ser feito pelo seguinte canal: WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou formulário eletrônico, disponível no Portal do TJMA. As pessoas que comparecerem aos locais sem prévio agendamento também receberão orientação e atendimento.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024