Em continuidade às ações de fortalecimento da rede de proteção à infância e juventude, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, realizou visitas técnicas aos Conselhos Tutelares dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, nesta terça-feira (3/6). A iniciativa visa estreitar o diálogo entre o Judiciário e os órgãos responsáveis pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, promovendo maior integração e agilidade nas demandas relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Durante as visitas, representantes da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA conversaram com conselheiros tutelares, ouvindo suas demandas e desafios, além de apresentar orientações e os mecanismos de apoio oferecidos pelo Tribunal para fortalecer o trabalho desenvolvido no atendimento às situações de risco e vulnerabilidade de crianças e adolescentes.
A medida objetiva reforçar o compromisso do TJMA com a proteção integral de crianças e adolescentes, entendendo que o fortalecimento dos Conselhos Tutelares é fundamental para assegurar respostas rápidas e eficazes diante das violações de direitos.
Participaram do momento a desembargadora Maria Francisca Gualberto Galiza, presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude, a juíza coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude, Gláucia Helen Maia de Almeida, e a servidora da CIJ, Elaine de Carvalho.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023