Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Judiciário conclui projeto de Gestão de Processos

Iniciativa estrutura o Núcleo de Gestão de Processos Institucionais (NGPI) da Justiça maranhense

Publicado em 1 de Nov de 2023, 11h50. Atualizado em 1 de Nov de 2023, 12h35
Por Ascom TJMA

O Poder Judiciário do Estado do Maranhão (PJMA) concluiu a última etapa do projeto de estruturação do Núcleo de Gestão de Processos Institucionais (NGPI), nessa terça-feira (31/10). A entrega oficial foi realizada durante reunião mensal do Comitê Executivo de Governança do contrato celebrado com a empresa de consultoria, no auditório do Centro Administrativo.
 
O projeto foi desenvolvido mediante consultoria em gestão de processos, realizada pela empresa 3Gen, com o objetivo de implantar a cultura e modelo de gestão de negócios por processos, no âmbito do Judiciário estadual, permitindo que o ambiente seja organizado e alinhado com a Estratégia para melhoria na entrega de valor e resultados dos serviços.

O Núcleo de Gestão de Processos Institucionais (NGPI) é vinculado à Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM), sob a coordenação do juiz auxiliar da Presidência, Márcio Brandão, e tem como assessora de Gestão de Processos Institucionais, a servidora Vanessa Gomes, analista judiciária – Bibliotecária.

O juiz Auxiliar da Presidência do TJMA, Márcio Brandão, enfatizou a relevância da iniciativa e parabenizou todas as servidoras e servidores envolvidos no processo de estruturação do NGPI. “É uma grande entrega da atual gestão a estruturação do NGPI a partir do trabalho desta consultoria e do comprometimento dos gestores e gestoras do nosso Tribunal. O Núcleo vai colaborar muito com a Governança, um dos eixos da gestão do presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten”, pontuou.

O consultor da 3Gen e gerente do projeto do PJMA, José Vinícius Tenani, ressaltou a importância do momento para a Justiça maranhense. “O momento é de celebração! Afinal, estamos encerrando o projeto com bastante gratidão a tudo o que foi construído, de forma coletiva, até esse momento. O projeto representa, na verdade, o pontapé inicial para o avanço da maturidade institucional em gestão por processos, com a estruturação do NGPI. Tivemos ótimos resultados durante esse processo, graças à participação de gestores e gestoras de diversas áreas”, comemorou.

A assessora de Gestão de Processos Institucionais do NGPI, Vanessa Gomes, destacou que o Núcleo proporcionará inúmeros benefícios ao Judiciário. “O NGPI contribuirá para uma entrega de mais valor agregado aos serviços já prestados pelo Poder Judiciário à sociedade, ao padronizar e melhorar os processos de trabalho, garantindo efetividade, alinhando-se ao fazer “bem e depressa” da atual gestão. Estamos muito felizes com a conclusão deste importante projeto”, disse.

O analista judiciário – Analista de Sistemas de Suporte e Rede, Anderson Maia de Lima Carvalho, que participou como ponto focal do projeto de estruturação do NGPI, desde a fase de treinamento, falou sobre a experiência vivenciada durante esse período. “Foi uma grande oportunidade, onde eu pude vivenciar desde o princípio a implantação da cultura de gestão de processos no Tribunal. É um dos projetos estratégicos de maior relevância do Judiciário, onde iremos padronizar nossos processos de trabalho. Então, teremos ganhos de eficiência, redução de custos e otimização do tempo”, frisou.

APRESENTAÇÃO

Durante a reunião conduzida pelo consultor e gerente do projeto do PJMA, José Vinícius Tenani, foram apresentados: o cronograma, o resumo do projeto, as atividades desempenhadas no período, os resultados alcançados, e os encaminhamentos (continuidade da gestão de processos no PJMA).

O projeto de estruturação do NGPI seguiu cinco etapas: alinhamento e planejamento; treinamento em gestão de processos de negócio; estruturação do escritório de processos de negócio; elaboração da cadeia de valor; e implementação do ciclo de melhoria de processos de negócio em dez processos. 

Ao término da etapa 5, foi realizado um workshop com a equipe da AGEM para coleta de percepções sobre a execução do projeto. Foram identificados aspectos que deverão ser descontinuados na atuação do NGPI para melhoria de processos, outros que devem continuar sendo executados e aspectos que precisam ser iniciados.

A partir dos resultados da agenda, foram ajustados os processos de trabalho do NGPI (Entender Situação Atual, Desenhar Processos e Executar Plano de Ação) e novos artefatos foram criados.

Também foi aplicada pesquisa diagnóstica da maturidade em gestão de processos a partir de modelo de avaliação de maturidade em BPM elaborado pela 3GEN. A pesquisa avaliou a maturidade em BPM do PJMA considerando 4 dimensões: Alinhamento com a Estratégia; Governança de Processos; Aplicação da Metodologia; e Engajamento das Pessoas. Após a aplicação da pesquisa, foram definidas metas que devem ser atingidas pelo Judiciário em cada uma dessas dimensões até o final de 2024 para a evolução da maturidade institucional.

O NGPI já conta com uma série de encaminhamentos para dar continuidade aos trabalhos,  relativos aos seguintes aspectos: pesquisa de maturidade (ações para evolução da maturidade institucional em BPM), análise da cadeia de valor (criação de processos para suprir as lacunas identificadas na cadeia de valor); etapa 5 do projeto ciclo de melhoria dos dez processos de trabalho (monitoramento da execução dos planos de ação criados);implantação dos processos internos do NGPI (etapa 3 do projeto); elaboração de trilha de desenvolvimento em BPM; e melhoria dos demais processos de trabalho.

CONSULTORIA 

A estruturação do Núcleo – instituído por meio da Resolução nº. 17/2022 – aconteceu a partir de projeto executado com a contratação de uma da consultoria corporativa em gestão, mapeamento, análise e melhoria de processos de negócio, pela empresa 3Gen. A empresa é especialista em consultoria e treinamento corporativo com foco na execução da estratégia.

Com 18 anos no mercado brasileiro, possui um segmento de atuação específico para o Sistema de Justiça (Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Eleitorais, Ministérios Públicos, etc.), executando desde sua fundação projetos de Gestão Estratégica e Gestão de Processos de negócio orientados para o setor. 

DADOS

Desde o início do processo de estruturação do NGPI, em  abril de 2023, foram realizadas 166  reuniões presenciais e online envolvendo todas as etapas. Para as etapas 3 e 4 foram realizadas um total de 89 reuniões, a maior parte destas voltadas à identificação e refinamento dos processos de trabalho, totalizando 910 processos de trabalho identificados junto aos setores do Poder Judiciário, que culminaram na elaboração da Cadeia de Valor, um importante instrumento de gestão para o Poder Judiciário estadual. Na última etapa, de nº 5, correspondente ao ciclo de melhoria dos processos de trabalho, foram realizadas 55 reuniões, além de outras 7 para entrega dos resultados ao Comitê Executivo ao longo do projeto, no término de cada mês.  

SOBRE O NGPI

A unidade, acrescentada à estrutura organizacional da AGEM em 18 de fevereiro de 2022, mediante a  Resolução GP nº 17/2022, constitui um dos projetos estratégicos definidos no planejamento institucional do PJMA para o ciclo 2021 – 2026, o P.9.

De acordo com a Resolução, são atribuições do NGPI: prestar consultoria em gestão de processos de trabalho, na área administrativa; assessorar na elaboração, implantação e acompanhamento de projetos de racionalização de métodos e processos de trabalho; prestar consultoria para implantação e acompanhamento de sistemas de gestão da qualidade e promover estudos e elaboração de propostas de definição da estrutura orgânica do TJMA.

Além dessas, figuram ainda as seguintes atribuições: assessorar na elaboração de normas, procedimentos, regulamentos, manuais e demais instrumentos operacionais de trabalho; promover intercâmbio com outros tribunais em assuntos relacionados à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho e promover a divulgação de ações e resultados referentes à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho.

O NGPI está alinhado à Resolução do Conselho Nacional de Justiça n° 325/2020, que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2016 e à Resolução do TJMA n° 44/2021, que dispõe sobre o Planejamento Estratégico no âmbito do Poder Judiciário do Estado Maranhão para o sexênio 2021-2026.

Confira álbum de fotos da reunião.
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
 

GALERIA DE FOTOS