Poder Judiciário/Mídias/Notícias

PopRuaJud recupera cidadania de homem após 32 anos em situação de rua

Em Penalva, mutirão itinerante do TJMA premiado pelo CNJ emitiu documentos, orientou, prestou atendimentos médico, odontológico, de assistência social e reforçou atenção a pessoas "invisibilizadas"

Publicado em 20 de Ago de 2025, 10h00. Atualizado em 20 de Ago de 2025, 15h15
Por Paulo Lafene

Foi preciso que o ônibus do PopRuaJud passasse pelo município de Penalva, a 255 km de São Luís, para que Alexsandro de Jesus ganhasse o direito de recuperar sua cidadania, depois de 32 anos em situação de rua ou em passagens por instituições beneficentes. A ação aconteceu nessa terça-feira, 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

Na Praça São José, o projeto do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), primeiro colocado na categoria “Inovação na Prestação de Serviços Judiciais”, do Prêmio de Boas Práticas na Política Judiciária PopRuaJud, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), emitiu documentos, orientou, prestou atendimentos médico, odontológico e de assistência social para centenas de pessoas que vivem na cidade.

Encaminhado pela equipe do Judiciário maranhense para ser atendido pela Defensoria Pública do Estado (DPE), parceira do TJMA no PopRuaJud, Alexsandro só vai ter que esperar mais alguns dias para receber sua certidão de nascimento, tempo normal de espera para quem é natural de outro estado – Pernambuco, no caso dele. Antes de chegar a Penalva, disse que andou por quase todo o Brasil. Depois será a vez de ele procurar o serviço Viva Procon, do Governo do Estado, outra instituição parceira, para providenciar o RG.

Eu não sei nem se hoje eu vou conseguir dormir, porque isso aí abre as portas, no sentido de você conseguir um trabalho, você fazer um empréstimo, você comprar algo, porque tudo você tem que ter documento hoje", comemorou Alexsandro de Jesus, ao revelar que, desde seis anos de idade, teve que se virar para sobreviver, mas sempre gostou de trabalhar.

Foto horizontal do PopRuaJud em Penalva. A foto mostra uma interação entre duas pessoas em primeiro plano: um homem, o Juiz Douglas Martins, e uma mulher. O juiz está no lado esquerdo da imagem. Ele usa uma camiseta branca, está de perfil e está conversando com a mulher, fazendo um gesto com a mão. A mulher está no lado direito da imagem, segurando uma criança no colo. Ela usa uma camiseta amarela e olha atentamente para o homem. Ao fundo, há um grupo de pessoas, incluindo outras mulheres com crianças, formando uma multidão. Há também edifícios e uma tenda branca visível no lado direito da imagem, o que sugere que o evento está ocorrendo em uma área pública. A cena retrata um momento de diálogo entre uma autoridade e uma cidadã, durante um evento de serviço público.

É exatamente esse o nosso público. Pessoas em situação de rua, pessoas absolutamente abandonadas. Pessoas que nada têm são as pessoas mais vulnerabilizadas de nossa sociedade", emendou, referindo-se a Alexsandro, o coordenador executivo do PopRuaJud no Maranhão e membro do Comitê Nacional, juiz Douglas de Melo Martins, (conversando com uma moradora de Penalva, na foto acima).

Foto horizontal do PopRuaJud em Penalva. A foto mostra um grande grupo de pessoas reunidas sob uma tenda branca, em evento ao ar livre. A maioria das pessoas está sentada em cadeiras de plástico brancas, e muitas outras estão de pé, tanto na parte de trás do grupo quanto ao longo das laterais. As pessoas na foto representam uma diversidade de idades e gêneros, e a maioria delas está olhando na mesma direção, como se estivessem assistindo a um evento ou ouvindo um discurso. A concentração de pessoas, combinada com a tenda e a presença de uma unidade móvel ao fundo (com a inscrição "Pop" visível, o que reforça o serviço "PopRuaJud"), indica que se trata de uma ação comunitária. O ambiente parece é numa praça pública em uma área urbana, com edifícios e uma drogaria visíveis ao fundo, à esquerda.

Antes do início do atendimento do PopRuaJud em Penalva, o magistrado teve que conversar com as mais de 500 pessoas que esperavam sentadas ou na fila, para conscientizá-las da necessidade de atenção prioritária às pessoas “invisibilizadas”, condição de quem passou a ser abandonado ou ignorado.

“Veja que apenas com uma explicação rápida, nós já fizemos uma triagem das pessoas aqui. Um número bem grande de pessoas já foi atrás de outras que, realmente, preenchem o perfil PopRuaJud”, afirmou o juiz.

Coordenador, em São Luís, do Movimento Nacional População de Rua – mais uma instituição colaboradora do mutirão –, Benedito Costa Neto também já esteve em situação de rua e hoje é auxiliar de arte e está no segundo período do curso de Assistência Social. Foi a Penalva compartilhar sua experiência com outras pessoas.

A função do movimento, em acompanhar o PopRuaJud, é isso: monitorar, dar o suporte e também o incentivo, o testemunho de edificação para a vida das pessoas que estão em situação de rua, para mostrar que, se eu consegui, eles também podem conseguir", explicou Benedito Neto.

Foto horizontal do PopRuaJud em Penalva. A foto mostra um homem de meia-idade, que o juiz Manoel Chaves, de pé em frente a uma loja. Ele está usando um chapéu de feltro branco, óculos, uma camiseta de manga comprida cinza-esverdeada e calça jeans. O homem está segurando um microfone e cantando. À frente dele, em um pedestal, há um notebook aberto e uma mesa de som. No fundo, é possível ver a fachada de uma loja com paredes vermelhas e uma grande vitrine de vidro. A vitrine reflete o ambiente externo, mostrando uma motocicleta estacionada.

Quem também fez questão de ir a Penalva foi Manoel Chaves. Juiz aposentado há um mês, gastou do próprio bolso para viajar de carro e levar seu equipamento de som, que foi usado para dar orientações e para cantar para o público, agora como Manoelzinho, como gosta de ser chamado (foto acima).

Esse projeto PopRuaJud, do Poder Judiciário, é um projeto muito fascinante, porque ele busca atender a população mais vulnerável que a gente tem no Brasil, que é a população das pessoas em situação de rua. Uma população que mal tem acesso, por exemplo, ao Poder Judiciário, mal tem acesso a uma certidão de nascimento", disse Manoelzinho.

Outra atração que animou quem buscou os serviços do PopRuaJud na cidade foi o Boi Brilho de Penalva.

No mutirão realizado no município, também foram parceiros do TJMA e do CNJ: o Ministério Público estadual; a Prefeitura do município, que doou cestas básicas e ofereceu serviços médicos, odontológicos e de assistência social, por meio de suas secretarias; o TRE-MA, com emissão de segunda via de título de eleitor, revisão de dados e biometria; e o cartório local, com apoio para emissão de segunda via de certidões de nascimento e casamento.

MAIS JUDICIÁRIO

Foto horizontal do PopRuaJud em Penalva. A foto mostra cinco pessoas posando para a câmera em frente a um ônibus azul, que parece ser uma unidade móvel de atendimento, com o logotipo "PopRuaJud". No centro da foto, um homem e uma mulher estão segurando documentos que são certidões. Eles são beneficiários do serviço. O homem usa uma camiseta vermelha e a mulher, uma blusa com estampa floral. Ao lado deles, três mulheres estão de pé. A mulher do centro está usando óculos e uma camiseta que tem uma inscrição sobre o evento. As outras duas, uma de cada lado, também estão com camisetas brancas com o logotipo "PopRuaJud".

O Judiciário maranhense também levou para Penalva equipes do Comitê de Atenção à Pessoa em Situação de Rua do Poder Judiciário do Maranhão, da Chefia de Gabinete da Presidência do TJMA, Ouvidoria, Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF), do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejur) e da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (Cogex), que atendeu ainda pessoas que não estão em situação de rua, mas em condição de vulnerabilidade social, e que não tinham como pagar pela emissão das certidões pelo cartório. Receberam seus documentos de forma gratuita (foto acima).

Foto horizontal do PopRuaJud em Penalva. A foto mostra três pessoas, de pé, em frente a um edifício com detalhes em vermelho. A pessoa central, uma mulher, é o foco da imagem. Ela está segurando um microfone e falando. Ela tem cabelos escuros e longos e veste uma camiseta branca com o logotipo do evento "PopRuaJud". Ao lado dela, à esquerda, há um homem usando óculos e uma camisa branca que tem o logotipo do SUS e a inscrição "Penalva". Ele está olhando para frente, com uma expressão séria. À direita da mulher, há outro homem, também com uma camisa branca do evento "PopRuaJud" e óculos escuros pendurados em sua camisa, olhando na mesma direção.

A juíza Julyanne Ribeiro Bernardo (falando ao microfone, na foto acima), da Vara Única de Penalva, está há pouco mais de um ano na comarca, a primeira de entrância inicial a receber o projeto. 

Acho que é uma concretização do acesso à Justiça. Aqui estão os nossos jurisdicionados, geralmente eles procuram o Fórum e, agora, foi o movimento inverso, o Tribunal os procurou para atendimento", comparou a juíza.

Foto horizontal do PopRuaJud em Penalva. A foto mostra um homem barbudo, que é o prefeito de Penalva,  vestindo uma camisa social azul clara e calça jeans. Ele está de pé no centro da imagem, sorrindo e acenando com a mão direita, como se estivesse cumprimentando ou interagindo com as pessoas ao seu redor. No primeiro plano, à esquerda, uma mulher de óculos, com o rosto parcialmente cortado, e outra mulher com óculos e uma camiseta branca com o logotipo "PopRuaJud" estão olhando em sua direção. A mulher com a camiseta "PopRuaJud" está segurando uma garrafa de água. Ao fundo, há várias outras pessoas, algumas usando camisetas do evento, e um cenário urbano com construções e uma tenda visível.

“Penalva hoje está em festa, porque celebra uma união dos poderes: Poder Judiciário, Poder Executivo, Poder Legislativo, para poder atender as demandas da população. Hoje a Justiça se faz presente e busca aqueles que mais necessitam”, destacou o prefeito Luiz Henrique Guerra (de camisa azul de mangas compridas, na foto acima), acompanhado do vice-prefeito, Jeanderson de Oliveira, conhecido como Pierre.

A pescadora Maria Raimunda Amaral e o pescador José Domingos Santos foram atendidos no ônibus do PopRuaJud, onde foram prestados serviços odontológicos, consultas médicas e testes rápidos de Hepatite B, Hepatite C e HIV.

Foto horizontal do PopRuaJud em Penalva. A foto mostra uma cena de atendimento médico dentro de um veículo, uma unidade móvel. Um homem com um capuz cinza está sentado à esquerda, com o polegar para cima, como se estivesse expressando satisfação ou aprovação. Ele está de frente para uma mulher que está sentada do outro lado de uma pequena mesa de madeira. A mulher está vestindo uma camiseta branca com um desenho e usando óculos. Ela está apontando para um documento sobre a mesa, onde também há outros papéis, uma caneta e um documento de identidade. A imagem retrata um pescador recebendo algum tipo de exame ou atendimento de saúde, de uma ação social do "PopRuaJud em Penalva". Através da janela, ao fundo, é possível ver um pátio externo.

Estou sendo bem atendido pelas pessoas, porque a pessoa tem que ser assim, né? Quando toma conta do cargo, tem que ser preparada. E é o que eu tô vendo aqui, que são todos preparados" avaliou José Domingo Santos (foto acima). 

 “Está sendo maravilhoso”, completou dona Maria.

SERVIÇOS

Dentre outros serviços oferecidos, destacaram-se: segunda via de Certidão de Nascimento e de Casamento, emissão de RG, Carteira de Trabalho Digital, serviços eleitorais, atendimento jurídico, atendimento de enfermagem; vacinação, kits de higiene bucal; corte de cabelo, atividades culturais e serviços de assistência social.

Veja álbum de imagens da fotógrafa Josy Lord.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS