Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Nupemec/TJMA reforça compromisso com a conciliação durante o MaraDefs

Evento da Defensoria Pública do Maranhão visa ampliar o acesso à cidadania e direitos da população

Publicado em 21 de Mai de 2025, 9h30. Atualizado em 21 de Mai de 2025, 9h32
Por Márcio Rodrigo

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupemec/TJMA) participou, nos dias 19 e 20/5, do projeto MaraDefs, promovido pela Defensoria Pública do Maranhão, na Praça do Convento das Mercês, em São Luís. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso à cidadania e fortalecer os direitos da população maranhense por meio de serviços essenciais.

Durante o evento, o Nupemec/TJMA realizou audiências de conciliação e contribuiu para a formalização de soluções rápidas e eficazes em demandas pré-processuais (sem processo judicial). Os atendimentos realizados pela Defensoria Pública passaram por uma tentativa imediata de acordo, conduzida dentro da carreta itinerante da instituição, promovendo resoluções céleres e efetivas. “Essa atuação conjunta reforça o compromisso do Judiciário maranhense com a pacificação social e a valorização dos métodos autocompositivos”, frisou o juiz Rodrigo Nina.

Nos dois dias de evento a DPE encaminhou 40 demandas à conciliação, que foram atendidas imediatamente e resultaram em 25 acordos, evidenciando a eficácia da conciliação como ferramenta de promoção da justiça e da cidadania. Para viabilizar esses atos, o Nupemec/TJMA disponibilizou conciliadores diretamente no local, garantindo que aqueles que buscavam assistência jurídica pudessem solucionar questões antes da judicialização.

Na ação, o Nupemec contou com o apoio da diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos da DPE/MA, a defensora pública Débora Alcântara, que garantiu a estrutura necessária para a realização das audiências de conciliação.

MARADEFS

O MaraDefs é um evento que percorre diversas regiões do estado até o dia 24 de maio, oferecendo uma ampla programação voltada à cidadania, saúde, cultura e inclusão social. Segundo o defensor público-geral, Gabriel Furtado, a iniciativa representa uma mobilização inédita em favor dos direitos da população maranhense, promovendo ações transformadoras e reforçando o compromisso com o acesso à justiça.

A participação do Nupemec/TJMA no MaraDefs demonstra a importância da cooperação entre as instituições para tornar o sistema de justiça mais acessível e eficiente, garantindo que mais pessoas possam resolver suas demandas de forma ágil e consensual.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS