Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Nejur Itinerante fortalece a Justiça Restaurativa no interior do Maranhão

Visitas, palestras e círculos de diálogo integram a programação

Publicado em 10 de Abr de 2025, 16h42. Atualizado em 11 de Abr de 2025, 10h48
Por Ascom/TJMA

Com o objetivo de ampliar a disseminação das práticas restaurativas em escolas públicas e comunidades, o Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejur) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) iniciou na segunda-feira, 7 de abril, a segunda itinerância de 2025 no interior do estado, que segue até esta sexta-feira, 11 de abril.

A ação contempla atividades nos municípios de Timon, Caxias e Codó, com visitas técnicas, palestras e círculos de construção de paz.

Ação na Escola Municipal Santa Catarina de Laboure em Caxias

Nesta etapa, o Nejur atua diretamente em três escolas de Timon e duas de Caxias, promovendo o alinhamento e a implantação dos projetos “Educando para a Paz” e “Plantando Valores na Escola”. A iniciativa integra o esforço do TJMA em levar a Justiça Restaurativa a 22 escolas em diferentes regiões do estado.

A juíza Larissa Tupinambá, coordenadora do Nejur/TJMA, destaca a importância da proposta. 

“A Justiça Restaurativa é uma forma de resolver conflitos promovendo o diálogo, contribuindo para a pacificação social, para a diminuição da violência, para a promoção da tolerância e melhoria de convivência. Nesta itinerância, o propósito é difundir a metodologia, apresentar e implementar nossos projetos, principalmente, no ambiente escolar”, afirmou.

A juíza coordenadora do Nejur, Larissa Tupinambá, participou do Encontro Regional "Justiça Restaurativa nas Instituições: Dialogando com o TJMA"

PROJETOS

O projeto "Educando para a Paz" busca sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do diálogo na resolução de conflitos e da reparação de danos, com foco na construção de uma cultura de paz, respeito mútuo e inclusão, e ainda, promover a melhoria do vínculo de seus integrantes.

O “Justiça Restaurativa e Meio Ambiente: plantando valores na escola” visa promover a conscientização ambiental e a prática da Justiça Restaurativa por meio da realização de círculos de diálogo e de tomada de decisão, fortalecendo a cultura de paz e a responsabilidade socioambiental no ambiente escolar.

AÇÕES

As atividades iniciaram na segunda-feira (7/4), em Timon, com visita técnica ao Centro de Ensino Aluízio de Azevedo e palestra de abertura no auditório da Unidade Regional de Educação (URE). 

Na terça-feira (8/4), em Caxias, o Nejur participou do Encontro Regional “Justiça Restaurativa nas Instituições: Dialogando com o TJMA”, no Fórum Desembargador Arthur Almada Lima, seguido de visitas às escolas Santa Catarina de Labourê e CE Thales Ribeiro Gonçalves.

Além da atuação nas escolas, a itinerância inclui círculos de diálogo com a população em situação de vulnerabilidade social, por meio do PopRuaJud. As rodas de conversa têm como objetivo fortalecer os vínculos comunitários, estimular a escuta ativa e sensibilizar sobre a importância das práticas restaurativas como ferramentas de inclusão, pertencimento e construção de uma cultura de paz.

Na quarta-feira (9/4), a programação teve início pela manhã em Codó, com a realização de círculo restaurativo no PopRuaJud, na Escola Militar Liceu Codoense. No turno da tarde, a equipe retornou a Timon, com visita técnica ao Centro Educa Mais Deputado José Ribamar Elouf.

Apresentação dos projetos na escola Centro Educa Mais Deputado José Ribamar Elouf

Nesta quinta-feira (10/4), a programação foi retomada em Caxias, com a realização de círculo de construção de paz do PopRuaJud, pela manhã, no Ginásio de Esporte João Castelo. Em seguida, das 10h às 12h, ocorreram palestra e apresentação dos projetos na UNIFACEMA. No turno da tarde, em Timon, foi realizada visita técnica à Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Pereira da Silva.

Alunos/as da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Pereira da Silva em roda de conversa

Encerrando a agenda da semana, o Nejur realizará, nesta sexta-feira (11/4), mais uma visita técnica a uma escola em Caxias reforçando o compromisso do Tribunal de Justiça do Maranhão em promover a Justiça Restaurativa como uma técnica de solução de conflitos que prima pela sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores, com resultados positivos na prevenção da violência, especialmente nas comunidades escolares.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

7/4 – SEGUNDA-FEIRA | TIMON

8h às 12h | Visita técnica ao Centro de Ensino Aluízio de Azevedo

15h às 17h | Palestra “Dialogando sobre Justiça Restaurativa” e apresentação dos projetos
Local: Auditório da Unidade Regional de Timon (URE)
 

8/4 – TERÇA-FEIRA | CAXIAS

8h às 12h | Participação no Encontro Regional “Justiça Restaurativa nas Instituições: Dialogando com o TJMA”
Local: Fórum Des. Arthur Almada Lima

14h às 18h30 | Visitas técnicas às escolas Santa Catarina de Labourê e CE Thales Ribeiro Gonçalves
 

9/4 – QUARTA-FEIRA
CODÓ

8h às 12h | PopRuaJud – Círculo de Construção de Paz
Local: Escola Militar Liceu Codoense

TIMON

14h às 17h | Visita técnica ao Centro Educa Mais Dep. José Ribamar Elouf
 

10/4 – QUINTA-FEIRA 

CAXIAS

8h às 9h30 | PopRuaJud – Círculo de Construção de Paz
Local: Ginásio de Esporte João Castelo

10h às 12h | Palestra e apresentação dos projetos
Local: UNIFACEMA
 

 TIMON

14h às 17h | Visita técnica à Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Pereira da Silva
 

11/4 – SEXTA-FEIRA | TIMON

8h às 12h | PopRuaJud – Círculo de Construção de Paz
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo Neiva


 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023 

 

GALERIA DE FOTOS