Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Moradores do bairro Santo Antônio em Codó recebem títulos de propriedade de imóveis 

Entrega faz parte do programa de regularização fundiária do TJMA "Registro para Todos"

Publicado em 10 de Abr de 2025, 12h15. Atualizado em 10 de Abr de 2025, 13h41
Por Juliana Mendes

Emoção, celebração e a certeza de um futuro mais seguro marcaram a entrega de títulos de propriedade a famílias do bairro Santo Antônio, em Codó, nesta quarta-feira (9/4), pelo Poder Judiciário e Município, como parte das ações do programa Registro Para Todos, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que promove a política de regularização fundiária no estado do Maranhão.

A entrega simbólica de 13 títulos de propriedade do bairro Santo Antônio deu início à regularização de mais de 300 propriedades da localidade, cujos títulos serão entregues no próximo dia 15/4, em celebração ao aniversário de 129 anos de Codó (16/4), como parte da política que pretende regularizar milhares de imóveis em diversos bairros da cidade. O município de Codó aderiu, em janeiro deste ano, ao Termo de Cooperação Técnica nº 0031/2022, celebrado entre o TJMA e o Governo do Maranhão, para execução de programa de regularização fundiária no estado.

Durante a entrega, realizada nesta quarta-feira (9/4), na sede da Prefeitura de Codó, o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, sentimento de dever cumprido ao ver as pessoas alcançarem seus direitos, por meio da conjugação de esforços entre as instituições e apoio da comunidade, frisando que o município de Codó é o único que conta com três Pontos de Inclusão Digital do programa Justiça de Todos, que garante acesso à Justiça a comunidades de povoados e comunidades tradicionais.

Ele enfatizou que o registro do imóvel preserva a história das famílias e do local onde viveram seus antepassados, assim como a certidão de nascimento.

"Essa entrega preserva para vocês a história, é a partir dessa história, do documento da casa que podem ter acesso a desenvolvimento social e econômico, podem alugar, vender, trocar ou garantir um empréstimo, é mudança econômica e pertencimento”, destacou.

O juiz Douglas Lima da Guia, coordenador do Núcleo de Governança Fundiária do TJMA, ressaltou que o município de Codó, pouco tempo após a adesão ao programa de regularização fundiária do TJMA, conseguiu iniciar a entrega dos títulos, demonstrando a eficácia do programa, o comprometimento do município de Codó com os prazos fixados pelo termo de cooperação e o atendimento dos requisitos legais, além de participar do treinamento em regularização fundiária oferecido pelo TJMA em Caxias. “Toda a equipe municipal está sendo treinada para exatamente dar vazão e ter mais celeridade com segurança jurídica para atender todos os bairros do município”, observou.

O juiz titular da 2ª Vara da Codó, João Batista Coelho Neto, reconheceu que a parceria entre órgãos públicos têm resultado em benefícios significativos para a sociedade. “Estamos de braços abertos, dispostos a dar continuidade a ações relacionadas a demandas de regularização fundiária”, frisou.

O prefeito de Codó, Chiquinho FC, classificou a data como um dia muito especial para Codó, pelas ações desenvolvidas em parceria com o Judiciário, iniciando com mutirão de atendimentos a pessoas em situação de rua, seguido da inauguração do Ponto de Inclusão Digital na comunidade quilombola de Santo Antônio dos Pretos, e com a entrega dos títulos de propriedade. “É um sonho entregar a terra da sua casa, e a partir de hoje vamos entregar 13, no dia 15 entregaremos mais 300 e seguiremos para outros bairros”, declarou.

Para a costureira Marinete Cantanhede, moradora do bairro Santo Antonio desde 2004, é um orgulho receber o título da sua terra. “Hoje estou me sentindo com muito orgulho em conseguir esse documento, era meu sonho porque sonho em construir a minha casa, eu já havia tentado por várias vezes, mas nunca consegui, e agora consegui, e sou muito grata por chegar a esse momento”, declarou.

“Eu moro há 26 anos lá, é uma alegria muito grande pra mim e agradeço muito esse documento para cada um de nós, porque alguns tinham uma declaração e outros nem a declaração, e hoje receber uma documentação para nós é uma satisfação muito grande”, disse a beneficiária Maria dos Santos.

O evento de entrega contou com a participação do juiz titular da 2ª Vara de Codó, João Batista Coelho Neto; do juiz coordenador do Comitê Regional PopRuaJud, Douglas de Melo Martins; do registrador e tabelião de imóveis de Codó, Maximiano Brandão Filho; do deputado estadual Francisco Nagib; do presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Cobel, além de secretários e secretárias municipais, vereadores e autoridades locais.

Confira o álbum do fotógrafo Ribamar Pinheiro

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2026

GALERIA DE FOTOS