O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Recursos Humanos, disponibilizou uma pesquisa informacional sobre o Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA), que pode ser respondida até o dia 4 de abril no sistema MENTORH (Servidor → Pesquisas → Programa de Preparação para a Aposentadoria do PJMA).
A iniciativa é voltada a magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário, e tem como objetivo coletar dados para aprimorar as ações do programa, garantindo uma transição planejada e ativa para a aposentadoria. As respostas da pesquisa serão tratadas de forma sigilosa.
De acordo com a diretora de Recursos Humanos, Diana Bastos, a participação é essencial, especialmente para aqueles e aquelas que estão prestes a iniciar o processo de aposentadoria, pois contribuirá para o aprimoramento do programa, garantindo que ele esteja alinhado às necessidades e expectativas das pessoas envolvidas.
OBJETIVOS
O PPA do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução n. 27/2024 e tem como objetivo sensibilizar magistrados, magistradas, servidores e servidoras sobre a importância do planejamento para essa etapa da vida, abordando questões relacionadas à organização familiar e às mudanças decorrentes da aposentadoria.
Além disso, busca orientar a construção de um projeto de vida que permita a realização de novas atividades, desconstruindo a ideia de inatividade e promovendo o bem-estar. O programa também oferece informações sobre legislação e outros temas relevantes que possam ser mediados por profissionais internos e externos.
QUEM PODE PARTICIPAR?
A pesquisa é voltada principalmente a magistrados, magistradas, servidores e servidoras que recebam abono de permanência; estejam a cinco anos da aposentadoria voluntária; estejam a dez anos da aposentadoria compulsória por idade; possuam indicação de aposentadoria por invalidez por perícia médica; ou tenham se aposentado recentemente. A participação no programa será opcional.
Coordenado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), o programa é desenvolvido por meio das Coordenadorias de Serviço Médico, Odontológico e de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira, com o apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e de uma equipe multidisciplinar.
A pesquisa disponível até o dia 4 de abril permitirá aprimorar as ações do PPA, garantindo que a aposentadoria seja um período de qualidade de vida e novas oportunidades.
Agência TJMA de Notícias
ascom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026