Nesta última segunda-feira do Janeiro Branco (27/1), a campanha Dicas de Saúde, do Tribunal de Justiça do Maranhão, fala sobre o movimento que surgiu no Brasil em 2014 para conscientização e valorização da saúde mental como prioridade coletiva. A psicóloga Tatiana Oliveira de Carvalho, da Divisão Psicossocial TJMA, relata como se deu a iniciativa e apresenta diretrizes para uma vida mais saudável.
A profissional recorda que a campanha Janeiro Branco foi criada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, com o objetivo de levar a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional de todos.
Atualmente, a campanha faz parte do calendário oficial brasileiro, sendo reconhecida legalmente. Em 2025, tem como tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?” e convida pessoas, famílias e organizações a se engajarem em ações concretas que promovam saúde mental.
DE JANEIRO A JANEIRO
“A saúde mental deve ser priorizada o ano todo, de janeiro a janeiro. A campanha é, portanto, um ponto de partida, uma convocação estratégica para que o início do ano marque o começo de um novo ciclo, um repensar na própria vida, revendo metas e valores, renovando o compromisso com o necessário cuidado dos aspectos emocionais”, destaca.
Tatiana de Carvalho explica que a cor branca inspira a pensar na vida como uma folha ou tela em branco, em que novos traços, cores e formas podem ser configurados, representando a possibilidade de novos sonhos, novas histórias e novos projetos de vida, com mais sentido.
“É necessário que se compreenda que cuidar das pessoas é cuidar do futuro de todos. Sendo o Brasil o país latino-americano com maior prevalência de transtornos depressivos e ansiosos, urge que haja um comprometimento coletivo para a melhoria da saúde mental da população. As organizações devem se comprometer com essa causa, demonstrando, assim, responsabilidade social, promovendo ambientes de trabalho saudáveis e favorecendo a qualidade de vida de seus colaboradores”, acrescenta.
De acordo com a profissional da Divisão Psicossocial do TJMA, a campanha Janeiro Branco propõe 12 diretrizes para dizer sim a uma vida mais saudável e realizada:
“Abrace essa causa, adote e espalhe essas ideias entre seus colegas. Que tal começar agora mesmo seu planejamento anual prevendo essas ações?”, convida a psicóloga.
A profissional também apresenta este planejador, “desenvolvido especialmente para a família TJMA, que você pode imprimir e rabiscar do jeito que quiser”.
Por fim, indica artigos para quem quiser saber mais sobre temas ligados à saúde mental.
O eco do vazio existencial: Você sente falta de sentido na vida?
Um 2025 com muita saúde, bem-estar e qualidade de vida para todos", finaliza.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024