Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Campanha reforça que saúde mental deve ser priorizada o ano inteiro

No Janeiro Branco, mês da conscientização sobre a saúde mental, a psicóloga Tatiana de Carvalho, da Divisão Psicossocial TJMA, apresenta diretrizes para uma vida mais saudável

Publicado em 27 de Jan de 2025, 7h47. Atualizado em 28 de Jan de 2025, 7h55
Por Ascom/TJMA

Nesta última segunda-feira do Janeiro Branco (27/1), a campanha Dicas de Saúde, do Tribunal de Justiça do Maranhão, fala sobre o movimento que surgiu no Brasil em 2014 para conscientização e valorização da saúde mental como prioridade coletiva. A psicóloga Tatiana Oliveira de Carvalho, da Divisão Psicossocial TJMA, relata como se deu a iniciativa e apresenta diretrizes para uma vida mais saudável.

A profissional recorda que a campanha Janeiro Branco foi criada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, com o objetivo de levar a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional de todos.

Atualmente, a campanha faz parte do calendário oficial brasileiro, sendo reconhecida legalmente. Em 2025, tem como tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?” e convida pessoas, famílias e organizações a se engajarem em ações concretas que promovam saúde mental.

DE JANEIRO A JANEIRO

“A saúde mental deve ser priorizada o ano todo, de janeiro a janeiro. A campanha é, portanto, um ponto de partida, uma convocação estratégica para que o início do ano marque o começo de um novo ciclo, um repensar na própria vida, revendo metas e valores, renovando o compromisso com o necessário cuidado dos aspectos emocionais”, destaca.

Tatiana de Carvalho explica que a cor branca inspira a pensar na vida como uma folha ou tela em branco, em que novos traços, cores e formas podem ser configurados, representando a possibilidade de novos sonhos, novas histórias e novos projetos de vida, com mais sentido.

“É necessário que se compreenda que cuidar das pessoas é cuidar do futuro de todos. Sendo o Brasil o país latino-americano com maior prevalência de transtornos depressivos e ansiosos, urge que haja um comprometimento coletivo para a melhoria da saúde mental da população. As organizações devem se comprometer com essa causa, demonstrando, assim, responsabilidade social, promovendo ambientes de trabalho saudáveis e favorecendo a qualidade de vida de seus colaboradores”, acrescenta.

De acordo com a profissional da Divisão Psicossocial do TJMA, a campanha Janeiro Branco propõe 12 diretrizes para dizer sim a uma vida mais saudável e realizada:

  • Faça atividades físicas. Movimente-se regularmente para aliviar o estresse, fortalecer o corpo e melhorar o humor.
  • Durma bem e o suficiente. Priorize o sono de qualidade, pois ele é fundamental para o equilíbrio emocional e mental.
  • Alimente-se de forma saudável. Uma alimentação equilibrada nutre corpo e mente, favorecendo uma saúde mental mais estável.
  • Invista em autoconhecimento, autoestima e autonomia. Conheça-se e valorize suas qualidades para desenvolver uma vida mais autônoma e autoconfiante.
  • Tenha hobbies terapêuticos. Envolva-se em atividades que tragam prazer e relaxamento, ajudando a reduzir o estresse.
  • Pratique a gentileza, a paciência, a tolerância e a sensatez. Atitudes positivas e conscientes melhoram a convivência e favorecem o bem-estar coletivo.
  • Conecte-se com a natureza e a proteja. Passar tempo na natureza acalma a mente e promove uma conexão saudável com o ambiente.
  • Procure ajuda pessoal e profissional quando necessário. Buscar apoio é essencial para superar desafios e manter a saúde mental em equilíbrio.
  • Incentive a conexão humana e o respeito em todos os tipos de relações. Valorize as relações saudáveis e respeitosas para criar laços que apoiem a saúde mental.
  • Exerça os seus direitos e respeite os direitos alheios. Direitos são fundamentais para o bem-estar de todos, precisam ser garantidos e exercidos com liberdade, consciência e responsabilidade.
  • Defenda a sua qualidade de vida e a qualidade de vida de todo mundo. Cuidar do seu bem-estar e contribuir para o bem-estar das outras pessoas fortalece a sociedade.
  • Promova a ampliação e a efetivação de políticas públicas. Apoiar políticas inclusivas fortalece a saúde coletiva e promove uma sociedade mais justa e mais saudável.

“Abrace essa causa, adote e espalhe essas ideias entre seus colegas. Que tal começar agora mesmo seu planejamento anual prevendo essas ações?”, convida a psicóloga.

A profissional também apresenta este planejador, “desenvolvido especialmente para a família TJMA, que você pode imprimir e rabiscar do jeito que quiser”.

Por fim, indica artigos para quem quiser saber mais sobre temas ligados à saúde mental.

Será que tenho depressão?

Será que sofro de ansiedade?

O eco do vazio existencial: Você sente falta de sentido na vida?

Um 2025 com muita saúde, bem-estar e qualidade de vida para todos", finaliza.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS