Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA cria prêmio para reconhecer boas práticas dos escritórios sociais

Os escritórios sociais prestam apoio especializado para pessoas egressas do sistema prisional

Publicado em 29 de Nov de 2024, 8h00. Atualizado em 3 de Fev de 2025, 9h06
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) instituiu o "Prêmio Escritório Social de Qualidade" por meio da Resolução nº 94/2024. A premiação tem como objetivo valorizar e reconhecer os esforços dos Escritórios Sociais no atendimento a pessoas egressas do sistema prisional, promovendo a melhoria contínua dos serviços prestados por essas unidades.

A criação do prêmio reflete a necessidade de fortalecer, com qualidade e eficiência, os Escritórios Sociais implantados no Estado do Maranhão, de modo a garantir que ofereçam um atendimento qualificado às pessoas egressas e seus familiares.

A iniciativa visa também impulsionar o aprimoramento do serviço prestado e reconhecer o empenho das esferas estaduais e municipais do Poder Executivo, além das unidades judiciais, que aderirem à política de atenção à pessoa egressa por meio da implementação dos Escritórios Sociais.

Os Escritórios Sociais são unidades de referência especializadas no atendimento a pessoas que saíram do sistema prisional, oferecendo suporte para reintegração social. Esse serviço foi implementado no Judiciário brasileiro em 2019, por meio da Resolução nº 307/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o lançamento da Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa. Desde então, a iniciativa tem se expandido, fortalecendo a rede de apoio à reintegração social em diversas regiões do país.

Os critérios para regulamentação e premiação do "Prêmio Escritório Social de Qualidade" serão estabelecidos por portaria da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (UMF/TJMA). Serão avaliados o cumprimento de indicadores de qualidade no atendimento, práticas que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e o envolvimento de magistrados e magistradas no processo de governança e apoio ao funcionamento dos Escritórios Sociais.

A premiação contemplará categorias voltadas tanto ao público interno quanto ao externo do Tribunal de Justiça, conforme o regulamento específico de cada edição do prêmio. A data oficial de lançamento do evento será anunciada em edital a ser publicado pela UMF/TJMA.

Atualmente, os Escritórios Sociais estão presentes em dezenas de municípios nas cinco regiões do país e sua instalação segue em expansão.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS