Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário promove Semana de Incentivo à Doação de Órgãos de 9 a 13/9

A iniciativa conta com atividades de sensibilização em parceria com a Central Estadual de Transplantes

Publicado em 5 de Set de 2024, 10h40. Atualizado em 5 de Set de 2024, 14h05
Por Letícia Araujo

A Divisão Médica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizará, entre os dias 9 e 13 de setembro, a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos. Com apoio da Central Estadual de Transplantes, a iniciativa vai contar com palestra, panfletagens e ações de sensibilização junto ao público do Poder Judiciário estadual.

De acordo com dados atualizados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou seu melhor índice de transplantes de órgãos e tecidos no ano de 2023, entre janeiro e setembro foram realizados 6766 transplantes em todo o país. Segundo os registros, também houve um aumento no número de doadores(as) em 17%  em relação ao ano anterior. 

Apesar da melhoria nos índices, a lista de espera para transplantes ainda é extensa no país, o que demonstra a necessidade de promover mais estímulos à doação para contribuir com o atendimento da demanda da população. 

PANFLETAGEM

Com o objetivo de esclarecer dúvidas, prestar informações e incentivar a doação de órgãos entre os servidores e servidoras do Poder Judiciário, serão realizadas panfletagens durante a programação da semana, nos seguintes locais:

  • Segunda-feira (9/9): Paço do Lumiar, das  8h às 11h;
  • Terça-feira (10/9): Raposa, das  8h às 11h;
  • Quarta-feira (11/9): São José de Ribamar, 8h às 11h;
  • Quinta-feira (12/9): Sede do Tribunal de Justiça e da Corregedoria Geral da Justiça, 8h às 11h.
  • De segunda a quinta-feira (9 a 12/9): Fórum Desembargador Sarney Costa - em São Luís, a partir das 8h.

SENSIBILIZAÇÃO

Na sexta-feira (13/9), será realizada palestra em alusão à temática da doação de órgãos, às 9h30, na Sala do Pleninho, localizada na sede do TJMA.

A Semana de Incentivo à Doação de Órgãos também inclui a realização de jogos, distribuição de brindes e divulgação de vídeos sobre o tema durante toda a semana.

A imagem é um cartaz ou folheto com fundo azul claro e vários elementos de texto, gráficos e ícones em azul mais escuro. Está relacionado a um evento chamado ¿Semana de Incentivo à Doação de Órgãos¿. A imagem apresenta um cronograma de eventos de 9 a 13 de setembro, incluindo ações como panfletagem, fóruns, palestras e os locais em São Luís - Sede do TJMA (Tribunal de Justiça do Maranhão) e Corregedoria. Há horários específicos listados para cada evento. O layout inclui figuras humanas estilizadas de mãos dadas em círculo, simbolizando unidade ou cooperação.

Esta imagem é interessante porque promove a conscientização e educação sobre a doação de órgãos através de eventos organizados.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS