No último sábado, dia 17/8, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, acompanhado do governador do Estado, Carlos Brandão, realizou visita para verificar o andamento das obras do novo fórum de Imperatriz, e discutir parcerias para o Poder Executivo estadual utilizar uma das torres do prédio e realizar obras viárias que garantam acesso, fácil e rápido, ao local. O novo fórum da Comarca de Imperatriz possui quase 50 mil metros quadrados de área útil construída, e fica localizado no bairro Residencial Kubitschek, próximo ao aeroporto.
Na visita, o presidente do TJMA verificou o ritmo acelerado das obras, com cerca de 60% de conclusão, e anunciou a previsão de inauguração do prédio para o próximo dia 1º de maio – Dia do Trabalhador. O desembargador Froz Sobrinho afirmou que é a obra pública mais moderna em andamento no Estado, executada para funcionar de forma sustentável e atender toda estrutura do Judiciário local, que possui 25 unidades judiciais além de unidades administrativas, e a Escola Superior da Magistratura (Esmam Sul).
“Após o redimensionamento dos espaços para atendimento de toda a demanda do Judiciário, vimos que o prédio também comporta serviços da Defensoria Pública, Governo do Estado, e da Justiça Eleitoral. A ideia é que o cidadão e a cidadã tenham, em um só local, dezenas de serviços à sua disposição”, pontuou o magistrado. Durante o diálogo, o presidente Froz Sobrinho também apontou a necessidade de construção de uma via urbana, com pistas amplas, para garantir à população o acesso aos serviços judiciários.
Pela parceria, o Governo do Maranhão teria à sua disposição uma das torres, com 3600 metros quadrados, para instalação de secretarias e disponibilização de serviços públicos. O governador Carlos Brandão avaliou a proposta de forma positiva e determinou a realização de reuniões técnicas para viabilização da parceria. “Também estamos dialogando sobre a construção de uma grande avenida, que garanta um acesso rápido, de qualidade, para esse prédio que deve reunir muitos serviços para a população imperatrizense a partir do ano que vem”, anunciou.
Participaram da visita, o diretor do Fórum de Imperatriz, juiz Delvan Tavares; o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Sebastião Madeira; e o diretor de Engenharia do TJMA, Mayco Murilo Pinheiro.
ANDAMENTO DAS OBRAS
A retomada das obras do novo fórum de Imperatriz ocorreu no dia 2 de junho de 2023. Atualmente está em fase de acabamento, apresentando índice de 85% de conclusão das instalações elétricas; 78% da parte hidráulica; 90% da impermeabilização; 65% na área de drenagem e instalações sanitárias; e com 85% das paredes e divisórias em drywall.
Fachada do novo fórum de Imperatriz com isopaineis que vão garantir maior conforto térmico
O diretor de Engenharia do TJMA, Mayco Murilo Pinheiro, informou que a empresa responsável já está trabalhando no revestimento do prédio. “Estamos utilizando o isopainel, uma solução moderna composta de duas placas de aço com isolamento acústico e térmico no meio, resistente ao fogo, garantindo maior conforto dentro da edificação e a redução do consumo de energia na climatização”, frisou.
A retomada da obra resultou de um acordo intermediado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de um núcleo de mediação do Conselho, que teve a participação do TJMA e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA).
Acesse aqui o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro.
Agência TJMA de Notícias
(98) 3198-4374