Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conciliação Itinerante registra quase R$ 1 milhão em acordos

Foram 647 audiências/atendimentos realizados durante passagem do ônibus do TJ por cidades do Oeste Maranhense

Publicado em 29 de Jul de 2024, 10h07. Atualizado em 30 de Jul de 2024, 8h07
Por Márcio Rodrigo

O projeto Conciliação Itinerante encerrou a semana de atendimentos à população de Bom Jardim, Pindaré-Mirim, Bela Vista do Maranhão e Santa Inês, no período de 22 a 26 de julho, com 428 audiências realizadas que resultaram em um total de R$ 911 mil em acordos celebrados. O trabalho desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), Órgão presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho, também realizou 219 atendimentos de orientação jurídica aos cidadãos e cidadãs desses municípios.

A Conciliação Itinerante disponibiliza serviços e garante que a população seja atendida e possa resolver, de forma amigável e gratuita, sem a necessidade de entrar com processo ou de contratar advogado(a), questões relacionadas a divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, exame de DNA, pensão alimentícia, renegociação de dívidas, dentre outras.

Para o desembargador José Nilo Ribeiro Filho, presidente do Nupemec/TJMA, a presença do ônibus da conciliação por cidades do interior do Estado, tem aproximado cada vez mais o Poder Judiciário da população, promovendo e fortalecendo, desse modo, a cultura da pacificação social. “Com essas ações alcançamos o litígio, os problemas, antes que as pessoas formalizem um processo judicial, dando a oportunidade para que os conciliadores e conciliadoras do TJ analisem a controvérsia em conjunto com as partes, sugerindo soluções, incentivando o acordo, intervindo nos conflitos com suas opiniões, em um objetivo claro e pré-estabelecido: chegar a um acordo, por meio de concessões” avaliou o magistrado.

Durante a itinerância realizada ao longo da semana, o Poder Judiciário acolheu e solucionou situações como a de Jhord Kennedy, morador do povoado Colônia Pimentel, zona rural de Pindaré-Mirim, que já estava há quase 10 anos separado de fato da ex-mulher, Carlene Pereira, que reside atualmente na cidade de Marabá, no Pará. “Hoje, de forma rápida, consegui resolver um problema que me tirava o sono, o TJ está de parabéns pela rapidez e o ótimo atendimento”, disse.

Jhord Kennedy, morador da zona rural de Pindaré-Mirim, satisfeito com atendimento da Conciliação Itinerante

Silvan Romualdo, eletricista de 57 anos de idade e morador de Santa Inês, também aproveitou os serviços oferecidos e compareceu para realizar coleta de material genético para exame DNA, com intituito de comprovar a paternidade de uma criança. “Estava assistindo o jornal na televisão e soube que o ônibus do TJ estava em nossa cidade, vim imediatamente resolver essa questão”, informou.

Alan da Silva, morador de Bela Vista do Maranhão, conseguiu solucionar três pendências familiares com o auxílio da Conciliação Itinerante. Separado de fato há mais de 16 anos, formalizou o divórcio consensual com sua ex-mulher, e em ato posterior, fez o reconhecimento da união estável com sua atual companheira, com a qual convive há 14 anos. “Além disso, fiz o reconhecimento socioafetivo do nosso filho mais velho, motivo pelo qual saio daqui muito grato e feliz, com toda documentação da família em dia”, agradeceu.

Os trabalhos da conciliação foram supervisionados pelo magistrado Rodrigo Nina, coordenador do Nupemec/TJMA, e também contou com o apoio e envolvimento dos juízes e juíza de Direito que atuam na região. Colaboraram com os trabalhos em Santa Inês, os juízes Raphael Leite Guedes (Diretor do Fórum); Ivna Freire (1ª Vara); Alexandre Mesquita (3ª Vara); e Samir Pinheiro (Juizado Especial); o juiz Philipe Silveira da Cunha, da Comarca de Bom Jardim, e o juiz Humberto Júnior, da Comarca de Pindaré-Mirim.

Atuaram pela Conciliação Itinerante nessa semana, a coordenadora do Nupemec, servidora Ana Larissa Serra; a conciliadora Raissa Aurora Ferreira; os conciliadores Luís Augusto Cunha, Lucianno Amado, Guilherme Alves, e Filon Krause Neto; além do assessor jurídico Gustavo Garcia; e da servidora Raissa Rabelo Lindoso.

Acesse aqui o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro

PRÓXIMA EDIÇÃO

A próxima edição do projeto Conciliação Itinerante vai atender as cidades de Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Cândido Mendes, e Carutapera. O agendamento prévio para atendimento pode ser feito por meio do WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283, ou por preenchimento de formulário eletrônico, disponível no Portal do TJMA. As pessoas que comparecem aos locais, sem prévio agendamento, também receberão orientação e atendimento.

26/8
Zé Doca
Av. Militar, s/n., Vila do Bec., Centro (em frente a Prefeitura)
8h às 18h

27 e 28/8
Santa Luzia do Paruá
Av. Prof. João Morais de Sousa, n. 335, Centro (em frente a Prefeitura)
8h às 18h

29/8
Cândido Mendes
Praça Senador Cândido Mendes, s/n, Centro
8h às 18h

30/8
Carutapera
Av. Padre Mario Racca, s/n., Centro (Praça de Eventos)
8h às 18h


Agência TJMA de Notícias
 asscom@tjma.jus.br
 (98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS