O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar, promoveu mais um Curso de Brigada Voluntária, de formação teórica e prática de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, incluindo a evacuação de prédio, desta vez para servidores e servidoras da comarca de Barra do Corda. Durante a formatura dos brigadistas voluntários, o presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI), desembargador Sebastião Joaquim Lima Bonfim, ressaltou que essa foi a primeira brigada formada no interior do estado e informou que, em 2024, mais unidades serão contempladas, além de edificações de alta complexidade na comarca da Ilha.
Os concludentes foram certificados como brigadistas, com carga horária de 12h. Foram 21 brigadistas formados, entre eles servidores(as), terceirizados(as) e agentes de segurança.
O Curso de Brigada Voluntária tem o objetivo de capacitar servidores(as) efetivos(as), comissionados(as) e terceirizados(as) em medidas iniciais de primeiros socorros e combate a incêndio.
A ação fomenta a difusão da cultura de segurança aos servidores e magistrados, viabilizando conhecimentos e habilidades para enfrentamento de eventos adversos, atuando como primeira resposta e/ou auxiliando o Corpo de Bombeiros, caso seja necessário.
A formação de brigada de incêndio faz parte de uma meta da Diretoria de Segurança relacionada ao Plano de Logística Sustentável do TJMA, fundamentada na Resolução nº 435/2021, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ –, que consolida a Política e o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário.
A operação foi realizada com apoio da 11ª Companhia Independente de Bombeiros e Comando Operacional da Área 6 do CBMMA.
Durante a formatura dos brigadistas voluntários, participaram por meio de videoconferência o desembargador Sebastião Joaquim Lima Bonfim; o juiz diretor da comarca de Barra do Corda, João Vinícius Aguiar dos Santos; e a diretora da DSIGM, coronel Claridelma Barros Brasil Mesquita.
As aulas foram ministradas por militares do Corpo de Bombeiros: tenente coronel BM Andrade e tenente BM Vasconcelos, com a colaboração da major BM Jhéssyka Yasminni Lôbo, sargentos BM Jardel Aires, James e Augusto.
TEORIA E PRÁTICA
A primeira parte da formação foi realizada no auditório da comarca, para o treinamento das partes teórica e de combate a incêndio e de primeiros socorros. A parte prática de combate a incêndio foi demonstrada na área externa do local, onde os alunos tiveram contato direto com incêndio controlado, onde aprenderam a manusear os tipos de extintores para controlar o fogo, além de debelar o princípio de incêndio com botijão de gás(GLP).
Com a prática, foi ressaltada a missão de prevenção contra incêndio e pânico em edificações do Poder Judiciário maranhense.
“São conhecimentos valiosos para a vida de todos e agora se sente preparada para intervir em várias situações de emergência”, avaliou a servidora Ivanilde Garreth.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023